8ª Semana de Ética do Cebraspe promoveu diálogos sobre responsabilidade e integridade no ambiente de trabalho

8ª Semana de Ética do Cebraspe promoveu diálogos sobre responsabilidade e integridade no ambiente de trabalho

O evento ocorre anualmente na Instituição

No mês de outubro, foi realizada a 8ª Semana de Ética do Cebraspe, com a temática “Ética no Cotidiano Corporativo: Integridade, Respeito e Responsabilidade em Ação”. Nesta edição, a iniciativa convidou os colaboradores a refletirem sobre ética no dia a dia da Instituição, integridade e conduta profissional, além de abordar o uso seguro de plataformas de inteligência artificial.

O evento teve início no dia 27 de outubro, no Auditório do Centro, com a palestra do Professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Daniel de Sousa, que abordou a utilização responsável da Inteligência Artificial (IA) no ambiente corporativo, relacionada à segurança da informação. A programação do primeiro dia também contou com a apresentação da Política de Segurança da Informação do Centro.

No segundo dia, a palestra “Ética no Dia a Dia: Identificando Riscos e Promovendo um Ambiente Saudável” foi conduzida pela Professora e Pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Juliana Porto, e abordou conceitos de ética e antiética, tomada de decisão, escolhas morais no ambiente profissional e políticas de conformidade.

O tema “Ética nas Relações com Stakeholders” foi destaque no terceiro dia de evento. A apresentação trouxe reflexões sobre a importância da ética e da transparência na gestão pública e privada e o papel dos stakeholders nas contratações realizadas pelo Centro.

A palestra “Redes Sociais e Reputação Corporativa”, marcou o quarto dia da Semana de Ética, e foi conduzida pelo Jornalista Rodrigo Rocha. Durante o encontro, ele apresentou um panorama sobre o uso das redes sociais no Brasil e o impacto dessa utilização no cotidiano das organizações.

O encerramento da Semana de Ética contou com a participação da Comissão de Ética do Cebraspe, que destacou o papel estratégico do Canal de Ética na construção de um ambiente institucional mais íntegro e transparente.

A ética faz parte do cotidiano do Centro e contribui diretamente para a excelência das ações internas e externas. Para orientar decisões individuais e coletivas, a Instituição disponibiliza documentos como o Código de Ética e Conduta, o Programa de Integridade e as Políticas Anticorrupção e de Prevenção ao Assédio e à Discriminação. A Instituição também conta o Canal de Ética, plataforma anônima, que funciona 24h, para receber quaisquer denúncias de condutas que são divergentes das diretrizes organizacionais.



Pular para o conteúdo