Avaliações Educacionais

Avaliações Educacionais

As avaliações educacionais são uma área de grande expertise do Cebraspe. O Centro conta com um setor específico dedicado às avaliações e pesquisas aplicadas à educação, e tem a confiança de diversos órgãos. Oferecemos técnicas e ferramentas modernas e seguras para a realização de exames educacionais de alto nível. Os resultados desses exames podem auxiliar no monitoramento do desempenho de estudantes e na definição de estratégias e políticas públicas mais eficientes para o avanço da educação em diversos níveis.

Experiência

Durante dez anos, fomos parte do consórcio aplicador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a maior avaliação de estudantes do país. O Cebraspe também acumula experiência na realização de projetos educacionais muito importantes para o nosso país como o SAEB, o Revalida e o Celpe-Bras. São mais de 20 anos de experiência na avaliação de programas e sistemas educacionais, projetos governamentais, currículos escolares e objetos de conhecimento. Oferecemos, ainda, capacitação de professores em temas relacionados à avaliação, por meio de cursos on-line.

Nos últimos oito anos, realizamos mais de 50 avaliações, que contaram com a participação de 15 milhões de estudantes. Sob nossa responsabilidade está, anualmente, a avaliação de cursos técnicos do Senai — o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Na área de avaliação e certificação, são também nossos clientes o Sesi, o Sebrae, o Banco do Brasil e a Associação das Escolas Americanas, entre muitos outros. A frequência das avaliações permite que o Cebraspe realize seus relatórios analíticos com base na série histórica, fundamental para o acompanhamento do desenvolvimento e da análise de evolução em cada um dos pontos avaliados. Também temos como compromisso a calibragem de itens para o Banco Cebraspe de Itens (BCI), que promove a pré-testagem de provas com amostras de estudantes semelhantes aos que farão as avaliações, o que permite que somente os itens mais adequados sejam colocados nas provas.

Nosso compromisso é o de elaborar as melhores avaliações e oferecer os resultados necessários para a melhoria do ensino, das instituições e dos gestores educacionais!

Como está o seu IDEB?

O Cebraspe acompanha o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e já auxiliou diversas Secretarias de Estado e de Municípios a alcançar melhores resultados nesse indicador. Nosso trabalho consistente na realização das avaliações e no desenvolvimento de relatórios técnico-pedagógicos auxilia na elaboração de políticas públicas por meio de uma melhor visualização dos pontos fortes e das principais oportunidades de melhoria no ensino oferecido pelas escolas. Por meio do nosso trabalho no campo da educação, também oferecemos autoavaliações institucionais, que promovem a sensibilização de gestores educacionais e professores para pontos de melhoria que influenciem na obtenção de um IDEB melhor para estados e municípios.

Diferenciais

  • Núcleo de Estatística
  • Núcleo de Revisão Linguística
  • Núcleo de Elaboração de Relatórios Técnico-Pedagógicos
  • Elaboração de boletins individuais de desempenho e cadernos pedagógicos, com diagnósticos completos e possibilidade de diversos recortes — regionais, por curso, por faixa etária, entre outros.
  • Núcleo de Ensino e Pesquisa: Desenvolvimento de editais de fomento à pesquisa e inovação na área de avaliação, seleção e certificação e edição da Revista Examen, com temáticas de avaliação educacional em larga escala ou políticas públicas voltadas para a educação e a gestão da educação.
  • Método exclusivo para a correção das redações. Os textos passam por pelo menos dois avaliadores, que fazem a análise eletronicamente, às cegas, sem ter conhecimento da identidade dos respondentes ou das correções feitas pelos outros profissionais.
  • Revisões e avaliações pedagógicas:  a revisão dos itens garante uma prova clara e concisa.
  • Uso de diferentes métodos de avaliação:

          – TCT (Teoria Clássica dos Testes): permite identificar a quantidade de erros e de acertos, ou seja, a pontuação de cada candidato. Nas avaliações, a TCT auxilia na verificação de gabarito e de possíveis problemas na elaboração dos itens.

          – TRI (Teoria de Resposta ao Item): permite uma análise mais equânime, pois leva em conta o comportamento do participante em toda a prova para determinar a sua proficiência. A TRI utiliza itens calibrados e é eficaz para inibir o acerto ao acaso (chute).

  • Todas as fases da avaliação contam com rigorosas técnicas de segurança antifraude.
  • Na etapa de elaboração, o Centro usa uma tecnologia que isola o computador local e que garante um processo automático de criptografia, de modo a garantir a integridade da informação e sua confidencialidade até o momento de aplicação da avaliação.