Sobre o CAT

O que é CAT

O Computerized Adaptive Test (CAT) permite a aplicação de provas por meio de computadores. O programa avalia o participante de forma dinâmica, calculando sua proficiência – nas respostas às questões que lhe são oferecidas – por meio da Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Aplicação do CAT

A aplicação é feita por computador, que procura encontrar um teste ótimo para cada examinando. Para atingir isso, a proficiência do indivíduo (também conhecida como o traço latente ou a habilidade do indivíduo naquela área de conhecimento) é estimada interativamente durante a administração do teste e, assim, só são selecionados os itens que mensurem eficientemente a proficiência do examinado.

Exemplos do uso do CAT

As primeiras pesquisas acerca de testes adaptativos computacionais foram realizadas na década de 70 por Lord (1971) e Owen (1975). Desde então, diversos testes adaptativos informatizados têm sido operacionalizados, tais como:

  • Graduate Record Examination (GRE), desenvolvido pela Educational Testing Service (ETS) em 1996;
  • Test of English as a Foreign Language (TOEFL), também desenvolvido pela ETS;
  • Armed Services Vocational Aptitude Test Battery (ASBAV), desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para selecionar potenciais recrutas para o serviço militar.