Certificações

Certificações

As certificações são um importante instrumento de avaliação utilizado para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, além de se configurar como diferencial competitivo muito utilizado nas economias mais avançadas devido à sua agilidade de adaptação às necessidades do mundo do trabalho. Essa tendência é verificada no Brasil a partir do aumento de demandas de instituições públicas e privadas por profissionais com amplo domínio em determinados processos e, também, com certificação para o exercício profissional.

Certificação de conhecimentos

É um processo de avaliação para mensurar habilidades e/ou competências por meio de conhecimentos específicos. A certificação promove a educação profissional continuada, melhora a qualificação de colaboradores, aumenta a produtividade e torna as empresas mais competitivas.

O Cebraspe realiza pesquisas sobre as certificações e atua na execução de seus processos, desde a elaboração de matrizes e de itens para avaliar competências específicas, até a produção de relatórios de desempenho e de níveis de proficiência que auxiliam os gestores na organização institucional. Os resultados podem ser usados para identificar profissionais que podem ser promovidos e detectar insuficiências que precisam ser reparadas.

Resultados esperados

Os processos de certificação profissional baseada em competências favorecem tanto aos funcionários, que recebem um diagnóstico de desempenho, quanto às entidades, que podem utilizar os resultados para a definição de promoções, capacitações e estratégias para a resolução de problemas.

Experiência

Celpe-Bras

O Centro realiza as provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado em 37 países.

O Celpe-Bras é o único teste outorgado e oficialmente reconhecido pelo MEC.

Veja o vídeo produzido pelo Cebraspe para o Celpe-Bras


Anac

Em 2019, o Cebraspe iniciou o processo de certificação dos profissionais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Certificação Sebrae

O Cebraspe está à frente, ainda, da elaboração, aplicação e correção das provas para a certificação dos colaboradores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Sebrae utiliza os resultados para identificar profissionais que podem ser promovidos e detectar deficiências que precisam ser corrigidas.

Certificação Banco do Brasil

O Centro é responsável pela elaboração o banco de itens utilizado para a certificação dos funcionários do Banco do Brasil.

A instituição utiliza os resultados para determinar promoções e definir assuntos de futuras capacitações corporativas.