Certificações

Certificações

As certificações são um importante instrumento de avaliação utilizado para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, além de se configurar como diferencial competitivo muito utilizado nas economias mais avançadas devido à sua agilidade de adaptação às necessidades do mundo do trabalho. Essa tendência é verificada no Brasil a partir do aumento da demanda de instituições públicas e privadas por profissionais com amplo domínio em determinados processos e da certificação para exercício profissional.

O Cebraspe há muito pesquisa as certificações e atua na execução de seus processos, com a elaboração de matrizes e de itens para avaliar competências específicas, bem como a produção de relatórios de desempenho e de níveis de proficiência que auxiliam a gestão na organização institucional. Em 2018, destacou-se a certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras, e o Revalida, exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, o Centro trabalha anualmente um sistema de certificações para promover a ascensão profissional, utilizado por grandes empresas públicas do país.

Esse tipo de exame serve tanto aos funcionários, que recebem um diagnóstico de desempenho, quanto às organizações, que podem utilizar os resultados para a definição de promoções, capacitações e estratégias para resolução de problemas.

Conheça mais a respeito da nossa experiência com as Certificações em nosso portfólio.

Experiência

Certificação Sebrae

O Cebraspe está à frente, ainda, da elaboração, aplicação e correção das provas para a certificação dos colaboradores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O Sebrae utiliza os resultados para identificar profissionais que podem ser promovidos e detectar deficiências que precisam ser corrigidas.

Celpe-Bras

O Centro realiza as provas do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa
para Estrangeiros (Celpe-Bras), aplicado em 37 países.
O Celpe-Bras é o único teste outorgado e oficialmente reconhecido pelo MEC.

Certificação Banco do Brasil

O Centro é responsável pela elaboração o banco de itens utilizado para a certificação dos funcionários do Banco do Brasil.
A instituição utiliza os resultados para determinar promoções e definir assuntos de futuras capacitações corporativas.

Diferenciais

Tecnologia de aplicação e instrumentos de avaliação

  • O Centro utiliza sistemas próprios para a realização de avaliações e certificações. Um deles é o Banco Cebraspe de Itens (BCI), que permite o armazenamento de questões de forma absolutamente segura.
  • O CAT (sigla, em inglês, para testes adaptativos computadorizados) é outra tecnologia utilizada pelo Cebraspe. Com ela, as questões se apresentam de forma dinâmica, a resposta anterior do participante.
  • Outro recurso é o Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (Sate), ferramenta que pode ser acessada pelo participante de uma avaliação ou certificação em qualquer lugar do mundo.
  • Uso de diferentes métodos de avaliação
  •           – TCT (Teoria Clássica dos Testes): permite identificar a quantidade de erros e de acertos, ou seja, a pontuação de cada candidato. Nas avaliações, a TCT auxilia na verificação de gabarito e de possíveis problemas na elaboração dos itens.
  •           – TRI (Teoria de Resposta ao Item): permite uma análise mais equânime, pois leva em conta o comportamento do participante em toda a prova para determinar a sua proficiência. A TRI utiliza itens calibrados e é eficaz para inibir o acerto ao acaso (chute).

Pesquisa

  • O Cebraspe possui um setor exclusivo para sistematizar as ações e inovar nas áreas em que atua.
  • Entre as ações do Centro nessa área, estão o fomento a pesquisas sobre avaliações educacionais e políticas públicas, a promoção de eventos científicos que tratem desses assuntos e o apoio a estudos realizados pelos colaboradores do Centro acerca da temática.
  • Desde 2017, a instituição publica a Examen – revista científica que reúne
    artigos sobre avaliações educacionais.

Logística

380 mil

colaboradores qualificados estão presentes em todas as regiões do país.

260 mil

páginas por hora podem ser processadas pelos escâneres disponíveis na área de
digitalização.

500 terabytes

é a capacidade de armazenamento do Cebraspe.

Assessorias Técnicas

  • Técnicos de diversas áreas auxiliam as instituições contratantes em todas as fases da avaliação ou da certificação.
  • Núcleo de Estatística
  • Núcleo de Revisão Linguística
  • Núcleo de Elaboração de Relatórios Técnico-Pedagógicos
  • Elaboração de boletins individuais de desempenho e cadernos pedagógicos, com diagnósticos completos e possibilidade de diversos recortes — regionais, por curso, por faixa etária, entre outros.
  • Núcleo de Ensino e Pesquisa: Desenvolvimento de editais de fomento à pesquisa e inovação na área de avaliação, seleção e certificação e edição da Revista Examen, com temáticas de avaliação educacional em larga escala ou políticas públicas voltadas para a educação e a gestão da educação.
  • Método exclusivo para a correção das redações. Os textos passam por pelo menos dois avaliadores, que fazem a análise eletronicamente, às cegas, sem ter conhecimento da identidade dos respondentes ou das correções feitas pelos outros profissionais.
  • Revisões e avaliações pedagógicas:  a revisão dos itens garante uma prova clara e concisa.
  • A assessoria jurídica reúne profissionais da área de direito, que auxiliam na elaboração dos editais, de forma a minimizar os riscos de judicialização. O grupo também acompanha casos que, eventualmente, sejam objetos de ações judiciais ou extrajudiciais, mesmo após a conclusão do evento.
  • A assessoria de comunicação auxilia a instituição contratante a definir a melhor estratégia para divulgar o evento, considerando o alcance da divulgação e os aspectos legais.
  • O Cebraspe possui uma Central de Atendimento ao Candidato, com a qual se pode entrar em contato por e-mail, presencialmente ou por telefone.

Segurança

  • Todas as fases da avaliação contam com rigorosas técnicas de segurança antifraude.
  • Na etapa de elaboração, o Centro usa uma tecnologia que isola o computador local e que garante um processo automático de criptografia, de modo a garantir a integridade da informação e sua confidencialidade até o momento de aplicação da avaliação.