Programa Mais Médicos

Programa Mais Médicos

Módulo de Acolhimento e Avaliação

O Cebraspe foi a instituição selecionada para a aplicação das provas e para o processamento dos resultados da avaliação do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Além disso, o Centro aplicou um questionário de percepção com todos os candidatos, professores e colaboradores para também avaliar o MAAv.

No total, foram três etapas, sendo a primeira de avaliação integrada e prova objetiva de português. A segunda etapa consistia em uma prova objetiva sobre saúde. Por último, foram realizadas as provas de recuperação nas áreas de português e saúde, destinada aos participantes que que não obtiveram resultado satisfatório nas etapas anteriores.

A avaliação aconteceu em Brasília (DF) para 1.604 inscritos.

Sobre o programa

O Programa Mais Médicos, amparado pela Lei n° 12.871/2013, tem como objetivo melhorar o serviço de atendimento da população brasileira que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).  Além do programa atingir as regiões com ausência de profissionais da saúde, ele também é responsável por estimular a ampliação de Unidades Básicas de Saúde e fomentar pesquisas acadêmicas.

Sobre o MAAv

A Portaria Interministerial MS/MEC nº 1.369, de 8 de julho de 2013, dispõe sobre a implementação do programa e também apresenta o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um curso com carga horária mínima de 160 horas para os médicos formados em instituição de educação superior estrangeira. Em seu Art. 16, §1º, a portaria define que a formulação desse curso é de responsabilidade compartilhada entre os Ministério da Educação e Ministério da Saúde. Os médicos participantes são acompanhados por supervisores, e as ações pedagógicas são delineadas e monitoradas por tutores (ambos médicos com habilitação para exercício da Medicina no Brasil).

O MAAv consiste no primeiro momento formativo do médico formado no exterior e tem como objetivo integrá-lo para a atuação generalista na atenção básica no contexto do SUS. A oferta do MAAv aos médicos compete à Coordenação Nacional do PMMB, mediante colaboração de instituições públicas de educação superior brasileiras, escolas de saúde pública e outras instituições supervisoras que realizaram adesão ao programa.