Avaliações de Políticas Públicas

Avaliação de Políticas Públicas

Avaliações Públicas

O Cebraspe é uma das maiores e mais respeitadas instituições de educação do país, especializada em avaliações, seleções, certificações e pesquisas. Como uma Organização Social do Ministério da Educação (MEC), priorizamos o investimento em ações capazes de mensurar habilidades, competências e conhecimentos, com excelência, técnica e inovação.

CONTRIBUIÇÃO PARA POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS

O Cebraspe entende que as avaliações devem ser processos estruturados, com informações capazes de reduzir o grau de incerteza sobre determinado programa ou política de governo. Para lançar ou dar continuidade a políticas públicas, gestores precisam de informações sobre a efetividade de programas. A partir de nossas avaliações, geramos resultados que subsidiam esses gestores, detectam efeitos não planejados e ajudam a determinar caminhos para a melhoria da qualidade em ações, programas e políticas governamentais.

MODELO DE AVALIAÇÃO

Para realizar a avaliação de políticas públicas, o Cebraspe propõe a construção de um modelo lógico baseado na teoria da mudança, que descreve como as atividades, os insumos e os fatores contextuais trabalham juntos para atingir os resultados pretendidos. Esse modelo envolve basicamente cinco etapas:

  • coleta de informações relacionadas ao programa
  • descrição e contexto do problema que o programa atende
  • definição e organização gráfica dos elementos do modelo
  • determinação das relações de causalidade entre os elementos do modelo
  • verificação do modelo lógico junto aos constituintes do programa

Experiência

Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME)

Plataforma interativa que possibilita a educadores e alunos a participação em tempo real de aulas transmitidas ao vivo e ministradas em estúdio. 

O Cebraspe realizou, em 2019, a Avaliação de Percepção da primeira etapa de implementação do Centro Nacional de Mídias da Educação (CNME). Essa avaliação teve como objetivo identificar se os processos e os produtos da política estavam condizentes com o esperado e se precisavam ser revistos ou aperfeiçoados. Tendo como público estudantes, coordenadores nos estados, diretores de escola, professores de estúdio e professores mediadores da sala de aula, o processo envolveu pesquisas, com levantamento de elementos que compõem o CNME; questionários com grupos focais com representantes dos participantes; aplicação da avaliação, com a disponibilização de resultados eletronicamente; e relatório geral da avaliação de percepção da primeira etapa de implementação do CNME.

Análise de Reação ao 23º Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos

O Programa tem como objetivo melhorar o serviço de atendimento da população brasileira que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS). Também é responsável por estimular a ampliação de Unidades Básicas de Saúde e fomentar pesquisas acadêmicas.

 O Cebraspe foi a instituição selecionada para a aplicação das provas e para o processamento dos resultados da avaliação do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) do Programa Mais Médicos. Participaram 1296 alunos, em um processo que envolveu técnica e segurança. Após as provas, foi realizada a análise descritiva das questões objetivas e a análise de conteúdo das questões discursivas. O Cebraspe também aplicou um questionário de avaliação de reação para todos os participantes e gerou os resultados analíticos dessa política para o Governo Federal.