Programa de avaliação seriada – Universidade de Brasília

O que é PAS?

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) é um processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular. Atualmente, a Universidade destina a metade das vagas em todos os seus cursos aos aprovados no Programa, abrindo as portas da Instituição para os estudantes do ensino médio de forma gradual e progressiva.

As provas são interdisciplinares, com o objetivo de verificar o desempenho das competências e habilidades desejadas para os futuros universitários. A avaliação valoriza a aprendizagem escolar, mas não se detém aos conhecimentos isolados nas disciplinas.

Todas as orientações para os estudos, para o trabalho escolar e para a elaboração das provas estão nas Matrizes de Referência de cada etapa do PAS/UnB. Acesse o portal do Programa para conhecer as matrizes.

A Matriz apresenta a articulação entre cinco competências e doze habilidades presentes nas três etapas. Para cada etapa, há um conjunto de objetos de conhecimento pensados de forma interdisciplinar, nos quais são sugeridas obras em diversas modalidades: textos, músicas, filmes, pinturas, entre outras.

Para entender melhor

Competência deve ser reconhecida como a mobilização reflexiva e intencional de diferentes recursos (conhecimentos, saberes, habilidades, esquemas mentais, afetos, crenças, princípios, funções psicológicas, posturas e outros) para o enfrentamento de situações-problema.

Nessa conceituação, habilidades são recursos que podem ser mobilizados para o desenvolvimento de determinada competência – aprender a identificar, mobilizar, gerenciar e utilizar recursos, articulados a habilidades, conhecimentos, saberes e outras características.

Cadastramento de Escolas

As escolas podem se cadastrar para facilitar o processo de inscrição dos estudantes. Além disso, aquelas que tiverem cadastro junto ao Cebraspe têm acesso a um boletim de desempenho dos estudantes nas provas do PAS/UnB. Para se cadastrar, acesse a página de Escolas Cadastradas e siga as orientações.