Publicações

Publicações – PAS

Guia do PAS

 

Subprograma 2023-2025

Subprograma 2022-2024

Subprograma 2021-2023

As informações apresentadas neste guia devem ser verificadas nos editais e na página de acompanhamento do PAS, uma vez que podem ser, eventualmente, alteradas.

Prova de Redação do PAS

Critérios de Avaliação

A prova de redação em língua portuguesa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) é elaborada com base na Matriz de Referência da etapa a que corresponde. A prova avalia o estudante quanto à expressão na modalidade escrita em prosa e à aplicação das normas da língua escrita padrão.

SaberPAS

PROVAS APLICADAS EM 2015

PROVAS APLICADAS EM 2016

PROVAS APLICADAS EM 2017

PROVA APLICADA EM 2014 – PAS 1

PROVA APLICADA EM 2014 – PAS 2

PROVA APLICADA EM 2014 – PAS 3

A coleção SaberPAS foi criada para ser utilizada como recurso didático complementar em sala de aula ou como material de apoio extraclasse para estudantes que se preparam para o PAS, além de poder servir também como laboratório crítico para o aperfeiçoamento de métodos de avaliação. Um de seus objetivos é fortalecer a interação universidade/ensino médio, estimulando a relação entre a comunidade dos estudantes que buscam ingressar na universidade e os professores do ensino médio e superior.

Os especialistas convidados a participar como comentadores são docentes do ensino superior (preocupados com o tema da avaliação e com questões pedagógicas) e do ensino médio (engajados na lida cotidiana de formação dos estudantes que se preparam para o PAS). As interpretações e opiniões expressas em suas análises não representam oficialmente os pontos de vista das instituições privadas ou públicas às quais se vinculam, tampouco os da UnB ou do Cebraspe. Seus textos são autorais e enunciados com a autonomia crítica exigida pelos valores que regem a boa prática da independência intelectual.

Boletins Informativos

Boletim Informativo 2023

Boletim Informativo 2022

Boletim Informativo 2021

Boletim Informativo 2020

Boletim Informativo 2019