Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

Como alterar os dados cadastrais?

Os dados pessoais podem ser alterados na  página de acompanhamento. Depois de fazer o login, basta selecionar a opção “Alterar dados”.

Como redefinir a senha?

Para solicitar o link de redefinição de senha, o candidato deverá acessar a página específica, informar o CPF, o e-mail cadastrado e o código que constar na página. Em seguida, o candidato deve receber, via e-mail, um link para a criação da nova senha. É recomendável que o interessado verifique a caixa de lixo eletrônico, caso o e-mail demore a chegar.

Caso desejar, pode solicitar também via SMS. Basta acessar a página específica e informar o CPF e o código que constarem na página. Em seguida, o candidato deve receber uma senha de acesso temporário que terá validade de 20 minutos.

Clique aqui para ver um vídeo sobre como redefinir a senha.

Como alterar o nome no cadastro?

A alteração do nome é feita apenas pelo Cebraspe. Nesse caso, o candidato deve solicitar a mudança por meio de requerimento administrativo.

No requerimento, o candidato deve informar o motivo da alteração do nome e enviar os documentos comprobatórios (cópia de um documento de identidade; da certidão de casamento – se a alteração for decorrente de casamento ou divórcio –; da sentença judicial ou da certidão de nascimento, conforme o caso).

O requerimento deve ser encaminhado para o endereço eletrônico sac@cebraspe.org.br.

Não tenho mais acesso ao e-mail cadastrado. É possível redefinir a senha?

Quando o candidato não sabe qual e-mail está vinculado ao seu cadastro ou não tem mais acesso a ele, é necessário solicitar ao Cebraspe a atualização desse dado. O Centro, por motivos de segurança, faz a alteração do e-mail apenas mediante apresentação de cópia de um documento de identidade e do CPF do candidato.

O procedimento é feito on-line, por meio da página de redefinição de senha. É necessário seguir as seguintes instruções:

  • acessar a página de redefinição de senha;
  • informar o número do CPF;
  • informar e confirmar o e-mail a ser incluído no cadastro;
  • fazer o upload (enviar eletronicamente) das imagens de um documento de identidade e do CPF.

Após finalizada a solicitação, o Cebraspe analisará as imagens e, se forem aceitas, o candidato receberá, no e-mail indicado durante o procedimento, o link para criar uma nova senha. Se o material não for aceito, será enviado um e-mail indicando o motivo da não alteração. O candidato poderá, então, enviar outras imagens.

É preciso enviar fotografia no ato da inscrição?

O candidato deve verificar, no edital de abertura do concurso, se há a necessidade de envio da fotografia, bem como os requisitos para o procedimento. Se for esse o caso, durante a inscrição, o candidato será redirecionado à página de inserção da fotografia.

A imagem deverá atender aos requisitos que constarão na página de inserção. Caso a foto não seja aceita, o próprio sistema indicará quais critérios não foram atendidos.

Como imprimir o boleto?

O boleto bancário deve ser impresso por meio da página de acompanhamento. Após fazer o login, clique em “Concursos inscritos” e, então, em “Imprimir boleto”.

Atenção, geralmente, o prazo para pagamento é diferente do prazo para solicitação de inscrição. O candidato deve verificar o cronograma no edital de abertura do concurso.

O que fazer caso não consiga imprimir o boleto porque falta o registro bancário?

O boleto bancário é disponibilizado na página de acompanhamento após o registro bancário. Se, no momento do acesso, o boleto ainda não estiver disponível, é preciso fazer uma tentativa posterior.

Atenção, geralmente, o prazo para pagamento é diferente do prazo para solicitação de inscrição. O candidato deve verificar o cronograma no edital de abertura do concurso.

O que fazer caso tenha recebido e-mail com o cancelamento da inscrição?

Após o vencimento do boleto, o Cebraspe encaminha aos candidatos inscritos no concurso, por e-mail, um boletim de situação das inscrições, detalhando se elas foram efetivadas ou canceladas.

É importante observar atentamente no boletim se não se trata de uma inscrição excedente. Se for esse caso, deverá constar uma inscrição efetivada e as demais canceladas.

A inscrição efetivada gera o comprovante de inscrição, que é disponibilizado na página de acompanhamento.

Depois de gerado o comprovante, basta aguardar a disponibilização do link de consulta aos locais e horários de aplicação de provas.

Caso a inscrição tenha sido mesmo cancelada (e não houver inscrições excedentes) e o candidato tiver feito o pagamento da taxa, ele pode enviar o comprovante em resposta ao e-mail com o boletim de situação de inscrições.

Como verifico local das provas?

A consulta ao local de provas é disponibilizada na página do concurso por meio de um link específico. É necessário verificar no edital de abertura do concurso a data provável de publicação desse link.

Como o candidato pode obter algum tipo de atendimento especial?

O candidato deve solicitar o(s) seu(s) atendimento(s) especial(is) no sistema de inscrição online e sempre observar os procedimentos estabelecidos no edital de abertura do evento.

Quais documentos são considerados documento de identidade?

São considerados documentos de identidade: carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteiras de trabalho; carteiras de identidade do trabalhador; carteiras nacional de habilitação em papel (somente o modelo com foto).

Perdi meus documentos, o que devo apresentar nesse caso?

Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá entregar à equipe de aplicação documento (original ou cópia simples) que ateste o registro da ocorrência em órgão policial expedido, no máximo, 90 dias antes da data de realização das provas, ocasião em que será submetido à identificação especial, que compreende coleta de dados e de assinaturas em formulário próprio. O documento de registro da ocorrência ficará retido com a equipe de aplicação.

O candidato deve chegar com quanto tempo de antecedência ao local de realização das provas?

O candidato deverá comparecer ao local designado para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início.

O que o candidato deve levar no dia de realização das provas?

O candidato deve comparecer munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição ou do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e do documento de identidade original.

O candidato pode se retirar do local levando o caderno de provas?

O candidato somente poderá retirar-se da sala de provas levando o caderno de provas no decurso dos últimos 15 minutos anteriores ao horário determinado para o término das provas.

O que o candidato deve fazer com o seu telefone celular ou qualquer outro equipamento eletrônico?

Sob pena de ser eliminado do concurso, antes de entrar na sala de provas, o candidato deverá guardar, em embalagem porta-objetos fornecida pela equipe de aplicação, obrigatoriamente desligados e com alarmes desativados, telefone celular e qualquer outro equipamento eletrônico.

O que acontece se o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico entrar em funcionamento dentro da embalagem porta-objetos?

O candidato será eliminado do concurso caso o seu telefone celular ou qualquer equipamento eletrônico entre em funcionamento, mesmo sem a sua interferência direta, durante a realização das provas.

O que acontece se o candidato não transcrever a frase contida no material de provas?

Será automaticamente eliminado do concurso público, em decorrência da anulação de suas provas, o candidato que durante a realização das provas deixar de transcrever ou recusar-se a transcrever, para posterior exame grafológico, a frase contida no material de provas.

Como acontece a etapa de heteroidentificação?