Certificação

Certificação

As certificações são um importante instrumento de avaliação utilizado para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, além de se configurar como diferencial competitivo muito utilizado nas economias mais avançadas devido à sua agilidade de adaptação às necessidades do mundo do trabalho. Essa tendência é verificada no Brasil a partir do aumento da demanda de instituições públicas e privadas por profissionais com amplo domínio em determinados processos e da certificação para exercício profissional.

O Cebraspe há muito pesquisa as certificações e atua na execução de seus processos, com a elaboração de matrizes e de itens para avaliar competências específicas, bem como a produção de relatórios de desempenho e de níveis de proficiência que auxiliam a gestão na organização institucional. Em 2018, destacou-se a certificação de proficiência em Língua Portuguesa para estrangeiros, o Celpe-Bras, e o Revalida, exame nacional de revalidação de diplomas médicos expedidos por instituição de educação superior estrangeira, ambos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, o Centro trabalha anualmente um sistema de certificações para promover a ascensão profissional, utilizado por grandes empresas públicas do país.

Esse tipo de exame serve tanto aos funcionários, que recebem um diagnóstico de desempenho, quanto às organizações, que podem utilizar os resultados para a definição de promoções, capacitações e estratégias para resolução de problemas.