Avaliações Educacionais

Avaliações Educacionais

Avaliações Educacionais

O Cebraspe é uma das maiores e mais respeitadas instituições de educação do país, especializada em avaliações. Priorizamos o investimento em ações capazes de mensurar habilidades, competências e conhecimentos dos participantes, com excelência, técnica e inovação.

Acreditamos na avaliação educacional como ferramenta de transformação da sociedade e trabalhamos todos os dias para manter o reconhecimento de instituição de excelência em realização de exames educacionais.

PARCERIAS EM AVALIAÇÕES DE ÂMBITO NACIONAL

Nos últimos seis anos, o Cebraspe produziu avaliações que contaram com a participação de aproximadamente 20 milhões de estudantes. Em parceria com o Inep, realizamos diferentes trabalhos em âmbito nacional, com destaque para:

  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
  • Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
  • Avaliação da Educação Básica (Saeb)
  • Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
  • Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
  • Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)
  • Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida)

NOSSOS DESTAQUES EM AVALIAÇÕES EM 2018

Provinha e Prova São Paulo

Um dos destaques de avaliações educacionais do Cebraspe foi a realização da Provinha e da Prova São Paulo. O Centro foi responsável por todo o fluxo do processo, desde a elaboração das provas do 2º ao 9º ano até a aplicação dos testes e a geração dos resultados de desempenho.

Simulado GDF

A participação do Cebraspe na aplicação do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O exame foi aplicado para todos os  alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Distrito Federal, além de estudantes de institutos federais e escolas militares e de alunos de 48 escolas particulares, que participaram por adesão. O Simulado foi realizado para aproximadamente 26 mil alunos.

Como está o seu IDEB?

O Cebraspe acompanha o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e já auxiliou diversas Secretarias de Estado e de Municípios a alcançar melhores resultados nesse indicador. Nosso trabalho consistente na realização das avaliações e no desenvolvimento de relatórios técnico-pedagógicos auxilia na elaboração de políticas públicas por meio de uma melhor visualização dos pontos fortes e das principais oportunidades de melhoria no ensino oferecido pelas escolas. Por meio do nosso trabalho no campo da educação, também oferecemos autoavaliações institucionais, que promovem a sensibilização de gestores educacionais e professores para pontos de melhoria que influenciem na obtenção de um IDEB melhor para estados e municípios.

MATRIZ DE REFERÊNCIA

A matriz de referência é um recorte relevante e aferível do objeto que será avaliado. No processo de construção de matrizes, são considerados basicamente dois aspectos: o conjunto de conhecimentos da área a ser avaliada e o tipo de prova que será elaborada (objetiva, discursiva e prática).

ESCALA DE DESEMPENHO

As escalas de desempenho são representadas em formato de régua, em que cada nível representa o domínio dos estudantes em um conjunto de habilidades cognitivas, das mais elementares às mais complexas.

A interpretação das escalas de desempenho é a tradução dos resultados da medida da habilidade em seu significado cognitivo e pedagógico. A utilização de escalas de desempenho permite a comparabilidade entre os resultados de avaliações educacionais ao longo dos anos, e esse recurso é muito útil para o monitoramento do sistema educacional.

A interpretação também pode auxiliar o professor a verificar se os objetivos propostos foram atingidos ou a mapear as dificuldades dos estudantes ao final de uma ação pedagógica.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO

Teoria Clássica dos Testes (TCT) —  permite identificar a pontuação de cada candidato em função de suas habilidades e auxilia na verificação do gabarito e de possíveis inconsistências na elaboração dos itens, por meio da utilização, basicamente, dos parâmetros de dificuldade e discriminação para descrever os comportamentos desses itens.

Teoria de Resposta ao Item (TRI) —  leva em conta o comportamento do participante em toda a prova para determinar a sua proficiência, sendo também eficaz para identificar a probabilidade de acerto ao acaso. Considera três parâmetros essenciais para avaliar a qualidade do item e, consequentemente, a qualidade da medida: dificuldade, discriminação e acerto casual.

FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO

SATE — O Cebraspe utiliza o Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos, um software que possibilita a realização de provas no computador. Com a ferramenta, participantes de qualquer lugar do mundo acessam o exame nos servidores do Centro e veem a pontuação calculada logo após a conclusão da prova.

BCI — Também dispomos do Banco Cebraspe de Itens, um sistema próprio que permite total segurança no armazenamento de questões das avaliações dos testes a serem aplicados.

CAT — Outro software utilizado pelo Cebraspe é o Computer Assisted Testing (CAT), ou testes adaptativos computadorizados, que considera a resposta anterior na hora de apresentar a próxima questão, modificando o teste conforme o desempenho do participante.