Avaliação realizada pelo Cebraspe mostra avanço na alfabetização em SP

Avaliação realizada pelo Cebraspe mostra avanço na alfabetização em SP

As constatações são a partir de resultados do exame educacional feito em 2018

Com informações da Folha de S. Paulo

As escolas municipais de São Paulo deram um salto na alfabetização em 2018: as constatações partem dos resultados de dois exames oficiais do município: a Provinha Brasil, que passou a ser aplicada no ano passado às crianças do 2º ano do ensino fundamental, e a Prova São Paulo, que voltou a avaliar os estudantes do 3º ao 9º ano, após período de interrupção no exame.

As avaliações foram realizadas pelo Cebraspe, nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2018, em mais de 563 unidades educacionais na cidade de São Paulo. Participaram aproximadamente 388 mil estudantes do 2º ao 9º ano.

Com o diagnóstico em mãos, a gestão Bruno Covas (PSDB) decidiu antecipar a meta de alfabetização da maior parte das crianças para o primeiro ano do ensino fundamental, na idade de seis anos.

A meta nacional até 2017 era ensinar as crianças a ler e escrever até o 3º ano (idade de oito anos). Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) decidiu antecipar o processo para o 2º ano do ensino fundamental (idade de sete anos), medida que a rede municipal de São Paulo já havia tomado por conta própria em 2017.

As provas realizadas ao longo dos últimos anos mostram que houve um avanço nessa área: em 2016, 84% dos alunos do terceiro ano da rede municipal paulistana conseguiam ler e redigir um texto, segundo avaliação nacional.

Em 2017, a Provinha São Paulo passou a calcular esse indicador para os alunos mais novos, do 2º ano. Ficou em 77% e, em 2018, subiu para 92%.

Os resultados mostram que a maior parte dos alunos já alfabetizados da rede municipal está no nível intermediário, em que se sabe ler e escrever e reconhecer a finalidade de um texto, mas ainda não se consegue ler com fluência. Há ainda 8% de crianças que não aprenderam a ler e escrever.

Diversas pesquisas mostram que o êxito da alfabetização no início da vida escolar é essencial para que o aluno tenha um bom desempenho ao longo de toda a sua trajetória. Trata-se de uma base para os conhecimentos que serão apreendidos depois.

E agora, diante dos resultados da Provinha São Paulo, a Secretaria Municipal da Educação decidiu adiantar ainda mais o processo. A meta será alfabetizar 85% das crianças ainda no primeiro ano do ensino fundamental (aos seis anos). “Muitas redes públicas já são assim, e a maior parte das escolas privadas, também”, afirma o secretário Alexandre Schneider.

RESULTADOS –  Os resultados da avaliação gerados pelo Cebraspe também mostraram a necessidade de um melhor desempenho dos estudantes ao longo do ensino fundamental: em matemática, 36% dos alunos têm desempenho definido como abaixo do básico no 9º ano. Outros 53% estão no nível básico, 10% no adequado e 1,4% no avançado.

Em ciências, a situação é semelhante: 39% dos estudantes do 9º ano ficam abaixo do básico, 51% no básico, 9% no adequado e 0,87% no avançado.

Para tentar reduzir as deficiências ao longo do ensino fundamental, Schneider diz que será capacitado um coordenador de área por escola para português, matemática e ciência. Eles farão uma formação desenvolvida na Universidade de Stanford, nos EUA. Ainda segundo ele, será disponibilizada ainda uma plataforma com sugestões de aulas e sequências didáticas.

O CEBRASPE E A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – como instituição que acumulou experiência com a realização de grandes avaliações educacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Prova Brasil, a Prova e a Provinha São Paulo e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Cebraspe é o detentor exclusivo do Método Cespe de realização de avaliações, certificações e seleções. Esse método é desenvolvido e aperfeiçoado a partir de pesquisas acadêmicas, algoritmos, processos estatísticos e outras técnicas sofisticadas. Tudo isso para entregar resultados confiáveis, obtidos com inovação e alta qualidade técnica. O Centro conta com um setor específico para cuidar de avaliações educacionais e pesquisas aplicadas à educação e tem a confiança de diversos órgãos para realizar suas avaliações e certificações.