Aplicativo desenvolvido pelo Cebraspe aperfeiçoa gestão das informações da OBMEP

Aplicativo desenvolvido pelo Cebraspe aperfeiçoa gestão das informações da OBMEP

Ferramenta proporcionou experiência totalmente digital no envio de conteúdos pelas escolas para a Olimpíada Brasileira de Matemática

Desenvolver soluções para agilizar a aplicação de avaliações se tornou uma necessidade neste contexto de pandemia. Por isso, o Cebraspe encarou este desafio como um impulso para aprimorar os processos de aplicação com o uso da tecnologia. Na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada de junho a agosto deste ano, as escolas contaram com o aplicativo 16ªOBMEP, desenvolvido pelo Centro, para agilizar os envios dos materiais de aplicação de provas do evento.

Por meio do app, os estabelecimentos de ensino participantes realizaram o preenchimento de formulários e fizeram o upload de imagens dos cartões de respostas, por exemplo. “Para o Cebraspe foi um passo importante na adoção mais abrangente de tecnologias digitais e aplicativos móveis”, afirma Hanno Regehr, superintendente da área de Tecnologia da Informação do Centro.  A ferramenta foi uma facilitadora na coleta de informações, uma vez que nas outras edições essa coleta era realizada via correios. Além disso, a iniciativa também diminuiu os custos e gerou uma base de dados organizada, estratégica e de fácil acesso.

O 16ªOBMEP está disponível nas lojas Apple Store e Play Store. Com nota 4,7 nas lojas de aplicativos, as escolas aprovaram o novo método e reportaram diversos elogios quanto a facilidade no envio dos materiais. Os feedbacks de usuários relatam a simplicidade, objetividade e eficiência do app desenvolvido pelo Centro.

SOBRE A OBMEP – A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais e federais e escolas privadas.

Entre os objetivos da avaliação estão estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, com os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A avaliação é uma iniciativa da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

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