Cebraspe adota cordão de girassol como símbolo de conscientização

Cebraspe adota cordão de girassol como símbolo de conscientização

Iniciativa vai ao encontro de Valores do Centro

O Cebraspe deu mais um importante passo em direção à inclusão ao adotar o uso de cordão com girassóis nos crachás funcionais dos colaboradores. Os cordões com este símbolo representam um instrumento de identificação de pessoas com as chamadas deficiências ocultas, ou seja, aquelas que não podem ser percebidas facilmente.

O uso do cordão é facultativo, mas tem amparo na Lei Federal nº 14.624/2023, sancionada em 17 de julho deste ano, mesmo mês em que o Cebraspe adotou o uso entre os colaboradores que se enquadram na proposta e que manifestaram o desejo de usá-lo. Entre as deficiências ocultas previstas na Lei estão o espectro do autismo, a surdez, as deficiências cognitivas, entre outras.

Para o Cebraspe, identificar esses colaboradores é promover a conscientização entre as pessoas e assegurar um tratamento adequado para todos sem necessidade de explicações ou justificativas. “O cordão possibilita a identificação e a conexão entre pessoas, permitindo a formação de redes de apoio e proporcionando um senso de pertencimento. Ao promover discussões e a disseminação de informações sobre o tema, todos os colaboradores são estimulados à formação de uma cultura inclusiva, que valoriza e respeita a diversidade de cada indivíduo”, explica Camila Diógenes, Coordenadora de Gestão de Pessoas do Cebraspe.

Valores do Centro em destaque

O respeito e a equidade são valores importantes para o Cebraspe. Para se ter uma ideia, somente no ano passado, nosso Centro realizou cerca de 34 mil atendimentos especiais nos eventos realizados e permanece como pioneiro na implementação e no aprimoramento de metodologias de atendimento a pessoas com deficiência nos certames e avaliações sob sua responsabilidade.



Pular para o conteúdo