Cebraspe adquire equipamentos para auxiliar na produção de álcool gel

Cebraspe adquire equipamentos para auxiliar na produção de álcool gel

Recursos serão utilizados pela Universidade de Brasília

Na última semana de março, o Cebraspe adquiriu bens necessários para auxiliar no combate ao Covid-19. Foram compradas batedeiras planetárias, baldes e filtros de água para serem doados ao Instituto de Química (IQ) da Universidade de Brasília (UnB) para a produção de álcool gel.

A falta de álcool gel nas prateleiras das farmácias desde o início da pandemia deixou as pessoas apreensivas, afinal, em conjunto com a água e o sabão, o álcool é um grande aliado no combate ao novo coronavírus.

Com a escassez desse produto, muitas iniciativas surgiram para minimizar o desabastecimento. Entre elas, a da UnB, que, com o apoio do Cebraspe, produziu e agora está distribuindo o produto pelos campi.

Na produção do álcool gel foram utilizados como matéria-prima 200 litros de álcool líquido 96%, comumente utilizado em limpeza. No laboratório do IQ, uma equipe liderada pelo professor Floriano Pastore diluiu o produto (para diminuir a percentagem e chegar aos 70% recomendados à higiene das mãos) e o combinou à carboximetilcelulose, insumo empregado na produção de látex, que confere o aspecto de gel ao produto.

Para a Diretora Executiva do Cebraspe, Professora Claudia Griboski, as ações estão alinhadas com o compromisso do Centro com a sociedade: “essa é uma ação de responsabilidade social, entre outras que já estamos planejando. O Cebraspe tem compromisso com o país e fará o que estiver ao seu alcance para ajudar nossa comunidade a passar por este momento difícil”, destacou.

Com informações da Secom/UnB