Cebraspe aplica Revalida neste fim de semana

Cebraspe aplica Revalida neste fim de semana

Realização do Exame ocorrerá em 13 capitais brasileiras

A preparação das equipes técnicas responsáveis pela aplicação da 2ª etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) – Edição 2020 – ocorreu intensamente nos últimos dias. Isso porque neste sábado e domingo (10 e 11/7) ocorre a prova prática de habilidades clínicas do Exame, aplicada pelo Cebraspe.

Na última semana, o grupo formado por representantes de coordenações do Centro, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e por membros da Comissão Assessora de Avaliação da Formação Médica (CAAFM) realizaram reunião técnica virtual para alinhamentos sobre a logística e outras peculiaridades relacionadas à 2ª etapa do Exame.

Entre os pontos discutidos na reunião, estavam os locais de aplicação das provas, a estrutura do exame, o percurso do participante durante a prova, a rotina de aplicação e a seleção e capacitação de colaboradores.  “O Cebraspe é a instituição que aplica o Revalida desde a sua primeira edição e se orgulha de ser responsável, junto com o INEP, pelas melhorias implementadas a cada ano a partir da expertise na atuação. Assim, estamos contribuindo com o fortalecimento desta política pública de revalidação de diplomas médicos tão importante para a qualidade do exercício profissional em nosso país”, afirma Claudia Griboski, Diretora Executiva do Cebraspe.

A aplicação da 2ª etapa do Revalida ocorrerá em 13 capitais brasileiras: Brasília (DF), Belém (PA), Campina Grande (PB), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI), Uberlândia (MG) e Vitória (ES), contemplando as cinco regiões do país.

Revalida – Iniciado em 2011, o Revalida tem como objetivo a unificação dos procedimentos de revalidação de diplomas médicos obtidos no exterior.

O exame é composto por duas etapas. Na primeira, os participantes são avaliados por prova objetiva, composta por 100 questões de múltipla escolha, e prova discursiva, composta por 5 questões discursivas. Já a segunda, consiste na realização de uma prova de habilidades clínicas (ou de prática médica), que reproduz o ambiente e simula as condições de atendimento clínico para aferir as habilidades e competências práticas dos médicos formados no exterior.

Para saber mais sobre nossa experiência com o Revalida, acesse aqui.



Pular para o conteúdo