Cebraspe apoia a aplicação da primeira edição de 2024 do Celpe-Bras

Cebraspe apoia a aplicação da primeira edição de 2024 do Celpe-Bras

Entre os dias 23 e 26 de abril, o Cebraspe acompanhou e apoiou a realização da aplicação da primeira edição do ano do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O Exame contou com mais de 2 mil inscritos e as provas foram aplicadas em 30 países, sendo 95 postos de aplicação, distribuídos entre 37 localidades no Brasil e 58 no exterior.

Desde 2013, o Cebraspe é a instituição aplicadora do Celpe-Bras, exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português e o único oficialmente reconhecido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Nesta certificação, o Centro atua em diversas frentes: na etapa de pré-aplicação, é responsável por elaborar os materiais administrativos, instrutivos e capacitar os coordenadores dos Postos Aplicadores, além de avaliadores da parte oral para aplicação das provas, o que visa garantir a segurança e padronização dos procedimentos. Já na etapa de pós-aplicação, o Cebraspe recebe todo o material recolhido nos postos para realização do processamento e geração dos resultados.

O Celpe-Bras é composto por uma prova escrita, que avalia a competência linguística em diversos aspectos do português, e uma prova oral, que consiste na interação entre o participante, um avaliador-interlocutor e um avaliador-observador. Os resultados gerados e as devolutivas pedagógicas são posteriormente encaminhados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pelo Exame.

Certificações como o Celpe-Bras desempenham um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, proporcionando uma medição objetiva das habilidades linguísticas e sendo reconhecidas como um diferencial competitivo, abrindo portas para acesso a universidades e instituições de ensino, oportunidades de emprego em empresas que valorizam a comunicação em português, e até mesmo facilitando o processo de imigração para residência permanente. O certificado também contribui para uma melhor integração na sociedade brasileira, permitindo uma comunicação mais eficaz e uma compreensão mais profunda da cultura e dos costumes locais.

 Conheça nosso trabalho com Certificações aqui.



Pular para o conteúdo