Cebraspe apoia mais uma edição do Celpe-Bras

Cebraspe apoia mais uma edição do Celpe-Bras

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) terminou suas atividades nesta quinta-feira (20). Destinado para estrangeiros comprovarem sua proficiência em língua portuguesa, o exame novamente contou com a participação do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). As avaliações, que começaram na terça-feira (18), foram realizadas em 101 postos aplicadores no Brasil e em mais de 34 países em todo o mundo. 

Durante os três dias de aplicação, os candidatos realizaram duas provas para conseguir a certificação de proficiência: uma escrita e uma oral, nas quais foram avaliadas as suas competências oral e escrita e a produção redigida em Língua Portuguesa, bem como o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua.

O Coordenador de Aplicação de Provas Práticas e Específicas do Cebraspe, Marcos Vinicius do Nascimento, acompanhou de perto a aplicação e celebrou o sucesso desta edição. “Encerramos mais uma edição do Celpe-Bras com a certeza do dever cumprido. Graças aos esforços de todas as equipes, tudo saiu conforme o planejado e o evento foi realizado com segurança e excelência em todos os pontos de aplicação”, disse.

Único certificado oficial de proficiência em português como língua estrangeira aceito no Brasil, o exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), com o Cebraspe e com o Ministério das Relações Exteriores.

Participaram das provas profissionais em Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, República Dominicana, Estados Unidos, México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Coreia do Sul, Alemanha, Japão, Áustria, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Noruega, Reino Unido, Israel e Líbano.

Capacitação – Para garantir o êxito do Celpe-Bras, avaliadores de diversas partes do Brasil participaram de capacitação on-line promovida pelo Cebraspe. O evento foi realizado na primeira quinzena de outubro, com o intuito de alinhar os últimos detalhes para a aplicação das provas. 

Em formato de talk show, a formação foi dividida em duas lives, sendo a primeira dirigida aos coordenadores de postos aplicadores e a segunda, aos chefes de sala aplicadores. Para Marcos Vinicius do Nascimento, o curso proporcionou os insumos necessários para o sucesso obtido nesta edição.

“Foram abordados todos os procedimentos atinentes à aplicação da parte oral do exame, envolvendo desde a preparação do local de aplicação até a devolução do material para o Cebraspe”, ressaltou.

Conheça mais sobre as avaliações do Cebraspe aqui.