Cebraspe avalia desempenho educacional de mais de 300 mil estudantes do SENAI

Cebraspe avalia desempenho educacional de mais de 300 mil estudantes do SENAI

Amostragem visa aferir o nível dos cursos ofertados pela entidade

Ao longo dos últimos 10 anos, o Cebraspe realizou, em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), um processo de avaliação de larga escala denominado Avaliação de Desempenho de Estudantes (ADE), que integra o Sistema de Avaliação da Educação Profissional do SENAI. Essa iniciativa já avaliou as competências de mais de 300 mil estudantes de 52 cursos técnicos do SENAI em todo o país.

A ADE tem como objetivo avaliar, em âmbito nacional, a qualidade dos cursos da educação profissional técnica de nível médio, utilizando a proficiência dos estudantes como indicador, obtida por meio de provas objetivas e práticas que utilizam modernas técnicas de avaliação como a Teoria de Resposta ao Item, a mesma metodologia utilizada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

A avaliação é estruturada em seis etapas, que vão desde a elaboração de instrumentos até a análise de resultados. Elas permitem aferir as competências previstas nos perfis profissionais dos cursos técnicos. Com isso é possível obter informações empíricas sobre o nível de desenvolvimento das capacidades básicas, técnicas e socioemocionais dos alunos.

Desde 2012, o Cebraspe realiza a aplicação das provas objetivas da ADE para o SENAI, com periodicidade semestral. Ao longo das edições, a avaliação educacional tem sido aperfeiçoada e reconhecida como um importante indicador de qualidade educacional.

“O Cebraspe tem uma satisfação muito grande de poder participar desse processo de construção da avaliação do SENAI de uma forma muito proativa e que se desafia a todo momento a implementar novos instrumentos, trazer reflexões e a melhorar esse processo avaliativo de acordo com os contextos”, afirma a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski.

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e capacita milhões de estudantes em profissões demandadas pela indústria do país. Para o Analista de Desenvolvimento Industrial da entidade, Hugo Nakatani, a parceria com o Cebraspe na avaliação desses estudantes tem sido de muito sucesso. “O Cebraspe é uma referência em avaliação educacional e nós, do SENAI, reconhecemos essa competência que traz confiabilidade, rigor estatístico, técnico e educacional de forma consistente, permitindo aos Departamentos Regionais e Escolas que sempre busquem uma melhoria constante da qualidade educacional”.

Resultados de 2022

No ano passado, 22.426 estudantes foram avaliados na prova objetiva e 11.738 na prova prática (que é realizada de forma amostral), nos 26 estados e no Distrito Federal. Os resultados apontam que os cursos mantiveram o padrão de qualidade, com 69,4% dos participantes com resultados adequado e avançado na prova objetiva. Na prova prática a porcentagem foi de 85,6%.

Considerando o Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), 16 Departamentos Regionais do SENAI alcançaram a meta nacional de 7,3, sendo que o resultado nacional de 2022 foi de 7,5. A Avaliação de Desempenho de Estudantes também ouviu, por meio de questionários que avaliam aspectos intra e extraescolares, 2.350 docentes, 418 coordenadores pedagógicos e 257 gestores.

A avaliação realizada em conjunto entre Cebraspe e SENAI é separada em dois instrumentos: provas objetivas on-line e provas práticas. As primeiras contam com a atuação do Centro desde a elaboração dos itens até a análise dos resultados, enquanto as provas práticas são desenvolvidas pelo SENAI, com a análise dos resultados também feita pelo Cebraspe. As provas do ciclo 2022 foram aplicadas entre 27 de abril e 11 de junho do ano passado, sendo as provas objetivas realizadas por meio do sistema para aplicação de provas on-line denominado Sistema de Aplicação de Testes Eletrônicos (Sate), do Cebraspe.

Avaliação de Desempenho de Estudantes Ciclo 2023

O ciclo avaliativo de 2023 já foi iniciado e conta com as provas objetivas aplicadas até o dia 24 de junho. São aproximadamente 40 cursos avaliados em diferentes áreas de formação para a indústria, como Automação Industrial, Edificações, Eletroeletrônica, Manutenção de Máquinas Industriais, Metalurgia, entre outras. As provas práticas serão aplicadas até a primeira semana de junho. Após essa etapa os resultados serão analisados para divulgação interna e externa do SENAI.

Acesse aqui e conheça mais sobre a nossa experiência com avaliações educacionais.