Cebraspe como Organização Social e a consolidação da operação plena

Cebraspe como Organização Social e a consolidação da operação plena

Organização completa três anos na nova figura jurídica, que trouxe um horizonte de inovações

Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cebraspe

A concretização do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) completa três anos em 2016. O Centro foi criado em março de 2013 com a assinatura do Decreto nº 8.078/2013, pela Presidenta Dilma Rousseff, com o status de Organização Social (OS).

Os esforços para a criação do Centro, contudo, estavam sendo empreendidos bem antes dessa data, e continuam até hoje, a fim de consolidar o Cebraspe como a Organização que passou a desenvolver as funções do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

Segundo o Diretor-Geral, Paulo Portela, o ponto de partida para a criação do Cebraspe foi estabelecer um ambiente no qual as funções anteriormente desenvolvidas pelo Cespe/UnB pudessem ser executadas pela nova Organização, mantendo os princípios que tornaram o Centro uma referência no País por mais de vinte anos: qualidade, segurança, credibilidade e respeito ao ser humano. “Lidamos com avaliações importantes, que definem a vida de várias pessoas e também o futuro do País. Por isso, nos dedicamos integralmente à inovação e ao aperfeiçoamento”, destaca Paulo Portela.

FNQ – Como Organização Social, novos objetivos foram definidos para o futuro do Cebraspe. Para buscar melhorias e inovações, é preciso garantir que a Organização esteja operando com as melhores práticas de gestão existentes, em todas as esferas de trabalho. Mas como é possível medir a qualidade da gestão?

Diante dessa pergunta, o Cebraspe optou pelo auxílio da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), que tem como objetivo a busca pela excelência da gestão em empresas e organizações. Filiado desde novembro de 2015, o Centro tem acesso aos diversos serviços oferecidos pela Fundação, que incluem a participação no Prêmio Nacional da Qualidade.

No momento, com o auxílio da FNQ, o Cebraspe busca identificar oportunidades de melhoria nos processos de gestão executados internamente. “A filiação representa um grande avanço em questões de governança para o Centro e demonstra a vontade de seguir essas boas práticas de gestão”, pontua a Diretora Executiva, Osmarina Oliveira.

FUTURO – Com a consolidação da Organização, os próximos passos do Cebraspe estão voltados para a pesquisa, o ensino e o desenvolvimento de metodologias inovadoras em avaliação e seleção. “Planejar é a palavra-chave”, reforça Portela, que completa: “Precisamos direcionar nossa capacidade produtiva para as áreas de interesse do Centro e continuar trabalhando arduamente e com qualidade para alcançar o que temos como visão para a instituição”.