Cebraspe debate sobre ética para fortalecer segurança institucional

Cebraspe debate sobre ética para fortalecer segurança institucional

Encontro on-line ocorre anualmente na instituição

A promoção de ações de incentivo à cultura da ética e da integridade é algo que vem sendo promovido pelas organizações que prezam pela excelência, segurança dos trabalhos e pela satisfação dos clientes. Com esse propósito, o Cebraspe realizou, entre os dias 8 e 10 de novembro, a sua 6ª Semana de Ética, evento on-line que teve o tema “Ética e Segurança Institucional”.

Fruto de uma parceria da Coordenação de Gestão Institucional e de Pessoas (CGIP), com a Comissão de Ética e Conduta e com a Comissão de Compliance, o evento contou com a presença da Diretoria do Cebraspe, de palestrantes externos e de técnicos da instituição.

Nesta edição, a tônica da Semana foi a de reforçar a importância do comportamento ético e responsável, da conduta adequada, dos princípios morais e legais, assim como de outros aspectos essenciais para combater a ocorrência de fatos que estejam em desacordo com a legislação e com as práticas de uma administração proba.

ABERTURA – Na ocasião, a Diretora-Geral do Centro, Adriana Weska, disse que é vital o reforço ao debate de temas tão importantes como a ética e a segurança institucional.

“É muito gratificante ver a continuidade da Semana de Ética no calendário do Cebraspe porque esse é um momento oportuno para conscientizar os colaboradores da importância da integridade para todos nós”, destacou. “Os valores éticos que orientam o nosso trabalho sempre devem pautar as ações em todas as suas dimensões para que o Centro continue prestando um serviço de excelência à sociedade”, ressaltou.

Cláudia Griboski, Diretora-Executiva, destacou que o sigilo e a confidencialidade das informações são compromissos e deveres inerentes aos colaboradores do Centro. “É muito importante que todos entendam seu papel na prevenção de condutas antiéticas dentro do Cebraspe”, disse.

DESTAQUES – “Os valores do Cebraspe com foco na segurança institucional e no sigilo – Segurança da Informação, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e engenharia social” foi o tema da primeira apresentação do evento, na terça-feira (8).

Já na quinta-feira (10), o encerramento foi marcado pela palestra do Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Marcelo Leite Borges, que debateu sobre os aspectos penais e as consequências legais do não cumprimento da legislação.

O Promotor também enfatizou a expertise do Cebraspe na realização de seleções públicas e destacou a responsabilidade de quem trabalha na instituição. “O Centro, por ser uma das organizadoras de concursos mais importantes do Brasil, é bastante temido pela boa qualidade das suas provas e muito elogiado pela experiência e pela competência dos seus técnicos. Por esse motivo, o que a sociedade espera é que as pessoas contratadas pelo Cebraspe tenham uma conduta ética condizente na condução dos seus trabalhos. Parabenizo à instituição pela promoção deste evento”, finalizou.

Canal de Ética do Cebraspe – O Cebraspe disponibiliza um Canal de Ética On-line para colaboradores, clientes, fornecedores, terceiros e público externo, de forma ininterrupta, por meio de uma empresa contratada, externa ao Centro.

Trata-se de um serviço de comunicação isento, seguro, confidencial e anônimo, no qual é possível registrar reclamações ou denúncias sobre ações e condutas que estão em desconformidade com os preceitos éticos do Centro, bem como com leis e normativos em vigor. Acesse aqui e conheça o canal.

Confira também a Política de Segurança da Informação, a Política de Privacidade, o Programa de Integridade e a Política Anticorrupção do Cebraspe por meio da aba Transparência do portal do Centro.