Cebraspe e AGU realizam curso de formação para Comissões de Heteroidentificação

Cebraspe e AGU realizam curso de formação para Comissões de Heteroidentificação

O Cebraspe, em parceria com a Escola Superior da Advocacia-Geral da União (ESAGU), realizou, nesta terça-feira (20), a aula de abertura do Curso de Formação para Comissões de Heteroidentificação. A atividade foi transmitida ao vivo pelo YouTube e marca o início de mais uma importante iniciativa voltada à qualificação de comissões responsáveis por esse processo em seleções públicas.

A aula foi conduzida pela professora de Sociologia do Instituto Federal da Bahia, Marcilene Garcia. Durante a apresentação, ela abordou a relevância das bancas de heteroidentificação, a implementação das políticas em âmbito nacional e os avanços conquistados por meio das cotas raciais. “As afirmações por meio de cotas raciais são revolucionárias, tanto na educação, quanto no serviço público, porque reservam vagas e permitem que os talentos negros, antes desperdiçados pelo racismo, tenham oportunidades reais”, destacou.

O evento consolida a parceria Cebraspe e AGU em um esforço coletivo para dar ao tema a visibilidade e a importância inerentes a ele. “Nosso compromisso é garantir que as bancas de heteroidentificação sejam, além de um dispositivo contra fraude, uma forma de proteção e segurança para os que fazem jus às vagas reservadas por meio dessa essencial política afirmativa. Estamos juntos com a Advocacia-Geral da União nessa importante missão”, afirmou Adriana Weska, Diretora-Geral do Centro.

Sobre o curso

O curso está estruturado com aulas expositivas, atividades de fixação e avaliação. Cada módulo será ministrado por professores especialistas, que abordarão temas como a construção social e histórica da eugenia, da raça e do racismo e suas implicações; a branquitude e as dimensões do racismo; a legislação e as políticas de igualdade racial; a composição e o funcionamento das comissões de heteroidentificação; a construção de pareceres a partir de instrumentos de avaliação; e os dilemas concretos e práticos dos procedimentos de heteroidentificação.

Por meio dessas capacitações, o Cebraspe reforça o seu compromisso com a promoção da igualdade racial e com a melhoria contínua de seus processos.



Pular para o conteúdo