Cebraspe e Ministério da Educação promovem capacitação

Cebraspe e Ministério da Educação promovem capacitação

Na semana passada o Cebraspe apoiou a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) no evento de capacitação Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA), que aconteceu no auditório do anexo do MEC. O encontro foi guiado por uma palestra e uma oficina, conduzidos por Priscila Gonsales, Diretora do Instituto Educadigital e pelo Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Tel Amiel, respectivamente.

Ambos trataram do tema do evento para servidores das Secretarias e Autarquias do MEC e interessados no assunto.

O evento faz parte das atividades previstas no Contrato de Gestão que o Cebraspe tem firmado com o Ministério enquanto Organização Social.

REA – O termo Recursos Educacionais Abertos (REA) foi usado pela primeira vez em um Fórum da UNESCO, em 2002, para designar materiais de ensino, aprendizado e pesquisa disponibilizados em qualquer suporte ou mídia, sob domínio público ou licenciados de maneira aberta, permitindo, assim, sua utilização ou adaptação por terceiros. Os REA podem ser livros, capítulos de livros, planos de aula, softwares, jogos, resenhas, trabalhos escolares, artigos, dissertações, teses, manuais, vídeos, áudios e imagens, entre outros tipos.

No caso da política pública de educação, materiais educacionais subsidiados ou financiados com investimento público devem ser compreendidos como essenciais ao usufruto do direito de acesso à educação e à cultura. Nesse contexto, os REA fazem todo o sentido, por ficarem disponíveis e acessíveis para toda a sociedade, até mesmo para pessoas que não estão matriculadas em instituições de ensino regulares.