Cebraspe é referência na realização de provas práticas para concursos públicos

Cebraspe é referência na realização de provas práticas para concursos públicos

Experiência acumulada ao longo dos anos permite enfrentar os desafios impostos pela pandemia com segurança

Durante a pandemia da Covid-19, a aplicação de provas práticas, previstas em seleções e concursos públicos – especialmente os da carreira policial -, exigiu esforço extra no planejamento, na logística e na execução de suas etapas. Alinhado ao propósito de dar segurança aos candidatos e equipes e tendo como diretriz a excelência nos resultados, o Cebraspe segue direcionando toda a sua experiência para a aplicação das avaliações no contexto atual.

O Centro já aplicou, em 2021, quatro testes de aptidão física, ou TAF, e prevê a realização de, pelo menos, outros três, até o final do ano. O quantitativo já se iguala a tempos pré-pandemia, sendo seis em 2019 e sete em 2018.

De acordo com o Coordenador de Avaliações Práticas e Específicas do Centro, Marcos Vinicius do Nascimento, em 2021, surgiram novos desafios no processo de aplicação dos testes, porém, o balanço é positivo. “Durante a pandemia, temos conseguido honrar os cronogramas de execução, bem como superar os desafios de aplicar uma etapa na qual há muitas variáveis a serem controladas”, avalia. “Todos os protocolos de biossegurança observados nas demais provas são, também, observados no TAF, medidas que têm proporcionado tranquilidade aos candidatos, aos clientes e ao Cebraspe”, reforça.

Experiência – Com um sólido arcabouço de anos de experiência na realização de avaliações e de seleções públicas, o Cebraspe tem garantido que situações externas tenham o mínimo de impacto possível na execução das etapas práticas. “Neste ano, tivemos um desafio adicional em relação ao encurtamento dos cronogramas de aplicação para atender às necessidades dos órgãos contratantes. Isso nos fez investir na otimização dos processos e inovar em aspectos importantes”, afirma Marcos.

O edital de abertura dos eventos é o documento que traz a previsão expressa da metodologia de execução de cada teste, conferindo a essa etapa a objetividade que ela necessita. Para a realização da fase, mobiliza-se uma série de profissionais, em especial, educadores físicos, credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física (CREF).

Os editais também detalham a metodologia de realização, bem como os critérios de avaliação e de seleção. “Os testes de aptidão física são elaborados de acordo com as demandas dos órgãos contratantes que, em alguns casos, verificam a necessidade de selecionar candidatos que possuem habilidades específicas, as quais não são mensuradas por meio de provas objetivas e discursivas”, explica.

Geralmente, os testes mais comuns são: barra fixa, impulsão horizontal, abdominal, natação, corrida, ir e vir (shuttle run), flexão de braço e meio-sugado. Há, também, testes mais específicos como os de equilíbrio, elasticidade e escalada. “Apesar de serem menos utilizados nas seleções que organiza, o Cebraspe possui a expertise necessária para realizá-los. Em geral, essas avaliações podem envolver desde materiais simples até simuladores de última geração”, finaliza Marcos.

Saiba mais sobre a nossa experiência aqui.