Cebraspe incentiva pesquisa científica disponibilizando bolsas para projetos

Cebraspe incentiva pesquisa científica disponibilizando bolsas para projetos

Organização Social fomenta pesquisa na área de avaliação, seleção e certificação. Edital de chamada de projetos será anual

Da Assessoria de Comunicação do Cebraspe

O Cebraspe deu um passo importante na conquista de sua finalidade precípua, enquanto Organização Social, de fomentar e promover o ensino e a pesquisa científica em sua área de atuação, lançando seu primeiro edital para apresentação de projetos de pesquisa na área de avaliação, seleção e certificação.

Foram contabilizadas 337 inscrições no programa de concessão de bolsas a projetos de pesquisa promovido pelo Centro. Destas, após validação, homologação e seleção, sete projetos foram classificados e receberão os auxílios referentes ao programa. O resultado com os nomes dos selecionados está disponível para consulta no site do Centro.

A seleção dos projetos foi realizada por uma comissão ad hoc, formada por representantes de diversas universidades do Brasil, e foram contemplados projetos em sua totalidade ou parcialmente, de maneira a otimizar os recursos e permitir que mais iniciativas fossem auxiliadas.

TEMAS – O edital de fomento ofereceu a oportunidade para quatro eixos temáticos de estudo e pesquisa e, após a seleção, três projetos serão sobre Complexidade Textual, três falarão sobre Tratamento de Dados Faltantes em Avaliação Educacional e um projeto realizará estudo sobre Avaliações Seriadas para Acesso ao Ensino Superior.

Os projetos selecionados, após a assinatura do Termo de Compromisso por seus responsáveis, terão doze meses para a sua execução, seguindo um cronograma aprovado pelo Cebraspe. Durante esse período, os pesquisadores deverão submeter relatórios trimestrais sobre o andamento do projeto para acompanhamento do Centro. Também serão organizados dois seminários, um após seis meses de pesquisa, e outro para apresentar os resultados, com o objetivo de formar uma rede de pesquisadores que incentive debates nesses temas, que também são áreas de atuação e expertise do Cebraspe. Além disso, a previsão é de que o edital de fomento seja anual.

O início nesta nova atividade acontece para incentivar uma rede de colaboração e debates que faz parte da finalidade básica do Cebraspe enquanto Organização Social. Para o Diretor-Geral do Centro, Paulo Portela, isso é fundamental: “Nosso cenário sempre foi demandante de fomentos à pesquisa, especialmente em temas como avaliação educacional, altamente relevante para o País”, ressalta o Diretor, e conclui: “O Cebraspe, por meio do seu edital de fomento, deseja contribuir na alavancagem da pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico na área de avaliação, seleção e certificação”.