Cebraspe inova com mecanismos de verificação e amplia segurança em eventos

Cebraspe inova com mecanismos de verificação e amplia segurança em eventos

Upload de foto garante a lisura do concurso em diversas etapas

Sempre em busca de melhorias e implementações que contribuam para a qualidade dos eventos que realiza, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) desenvolveu um procedimento para o aplicativo de inscrição em seleções, concursos e avaliações que organiza: o cadastro de foto.

Assim, desde o início do ano, os candidatos que desejarem se inscrever em determinados eventos organizados pelo Centro deverão seguir as instruções para envio de uma fotografia individual colorida, com fundo branco, da cabeça e do tronco. A foto deve ser enviada, via upload, para concluir a inscrição. O procedimento, ainda em fase de testes, foi aplicado com sucesso no Vestibular de 2016 da Universidade de Brasília (UnB).

Segundo o Diretor-Geral do Cebraspe, Paulo Portela, a medida tem o objetivo de continuar assegurando a isonomia e a lisura dos eventos realizados pela Instituição. “O Cebraspe vem trabalhando e investindo continuamente em inovações na área de segurança dos eventos, principalmente em novas tecnologias, sempre buscando garantir a isonomia”, afirma o Diretor-Geral.

TECNOLOGIA – a inserção de foto é um procedimento simples, intuitivo e objetivo. Isso foi alcançado graças aos avanços desenvolvidos pelo setor de Tecnologia do Cebraspe, que incluem a criação de um algoritmo específico que julga se a foto está adequada, tendo como base uma série de requisitos de qualidade e segurança.

O Diretor de Operações em Eventos, Jorge Amorim, explica as funcionalidades do aplicativo: “O sistema é capaz de apontar exatamente quais as condições necessárias para a aprovação da foto que não foram atendidas pelo upload do candidato”, ressalta Amorim. Por exemplo, caso a imagem não possua fundo claro, sem objetos e pessoas em segundo plano, o aplicativo sinaliza imediatamente e não permite a conclusão da inscrição enquanto a foto não atingir os critérios estabelecidos.

Além das indicações oferecidas pelo sistema, o candidato também terá à disposição diversos exemplos de fotos que são consideradas válidas, ou não, pelo aplicativo. Entre algumas razões para que a fotografia não seja validada, estão: imagem embaçada, pessoa de perfil, rosto não centralizado, impossibilidade de ver claramente os olhos do candidato, entre outras.

CHECAGEM – as fotos enviadas pelos candidatos serão impressas na folha de respostas, que já é personalizada. No dia de aplicação da prova, além de solicitar a assinatura do candidato na folha, caberá ao Chefe de Sala proceder à identificação do candidato comparando a fisionomia com a imagem, impressa, que foi enviada para o banco de dados do Cebraspe. Caso haja discrepâncias, o candidato poderá ser submetido à identificação especial.

SEGURANÇA NA VERIFICAÇÃO DE COTAS PARA NEGROS – as imagens também servem para outras etapas de processos seletivos, como a verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas a candidatos negros. Essa e outras medidas são praticadas pelo Cebraspe quando em acordo com o cliente contratante do evento, conforme expõe o Diretor de Negociação e Gestão de Eventos, Ricardo Bastos.

Com relação a essa verificação, “são três as modalidades que vêm sendo empregadas: a avaliação por meio da fotografia, a entrevista presencial e a entrevista por videoconferência”, afirma o Diretor. Para os dois últimos modelos, existem formas diversificadas para que a etapa ocorra: banca avaliadora única ou banca avaliadora múltipla. “Em qualquer dos casos, para que o candidato não seja considerado cotista, é preciso unanimidade na decisão da banca avaliadora”, destaca Ricardo.

Para as entrevistas, sejam presenciais ou por videoconferência, o Cebraspe organiza locais adequados para a etapa, equipados com iluminação padrão para todos os candidatos e com todas as normativas de segurança que garantem a lisura e transparência dos concursos realizados pelo Centro.