Cebraspe inova em mais uma aplicação de avaliação educacional

Cebraspe inova em mais uma aplicação de avaliação educacional

O Cebraspe realizou, no segundo semestre de 2023, a Prova Paraná Digital em 343 cidades daquele estado. Direcionada aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, a prova foi aplicada para cerca de 130 mil estudantes da rede pública estadual paranaense desta etapa da educação, em que são abordados os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas

A Prova Paraná Digital teve como objetivo a preparação dos estudantes para o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), agendado para o próximo ano. Na última edição, em 2018, esse exame internacional coletou informações sobre o desempenho dos estudantes em 79 países, incluindo o Brasil.

O Superintendente de Projetos Específicos do Centro, Marcos do Nascimento, se mostrou satisfeito com o trabalho desempenhado. “Encerramos essa aplicação orgulhosos por ter feito parte dessa avaliação tão inovadora”.

Prova piloto: tecnologia aliada à educação

Para que a Prova Paraná Digital fosse realizada com êxito, o Cebraspe realizou, cerca de um mês antes da aplicação oficial, uma prova piloto, que contou com a participação de aproximadamente 6 mil alunos de cerca de 200 escolas do Paraná.

Nesta prova, o Cebraspe colocou em prática uma solução para a realização de avaliações do tipo PISA, de forma 100% digital, nos laboratórios de informática das escolas públicas daquele estado: o Sistema de Avaliação Digital do Cebraspe, o AVANCE.

Essa plataforma criada no Centro passou por diversas adaptações às demandas específicas do PISA, e exigiu esforço significativo para garantir que atendesse às diferentes dinâmicas de questões, como associações, múltipla escolha, preenchimento de lacunas e manipulação de imagens. A criação da plataforma e essa adaptação ao exame internacional representam um avanço tecnológico na área de avaliações educacionais do Centro.

“O desenvolvimento do sistema atendeu a essas necessidades (do PISA) sem renunciar às questões de segurança, integração com sistemas, escalabilidade e desempenho. Trata-se de uma conquista notável face à complexidade das exigências do projeto ”, destaca o Superintendente de Tecnologia da Informação e Inovação (STII) do Cebraspe, Hanno Regehr.

Inovação é um dos valores do Cebraspe. Conheça nossa experiência com avaliações educacionais aqui.



Pular para o conteúdo