CEBRASPE NOTÍCIAS

CEBRASPE NOTÍCIAS

Semana de 15 a 20 de outubro

RECONHECIMENTO
Revista científica do Cebraspe ganha certificação Qualis
A Examen, revista científica do Cebraspe, foi classificada pelo sistema Qualis, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar a produção científica de programas de pós-graduação brasileiros, incluindo periódicos científicos (Qualis Periódicos), produção artística (Qualis Artístico) e publicação em livros (Qualis Livros).

Todo ano as publicações científicas brasileiras passam pela avaliação desse sistema, que as categoriza em indicadores de qualidade que vão de A1 — mais elevado —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até C. A Examen foi classificada como B4.

A revista está em sua terceira edição e publica semestralmente artigos, resenhas e entrevistas que discutem avaliação educacional em larga escala, políticas públicas em educação e certificação educacional e profissional. O seu propósito é servir como fórum para a apresentação de pesquisas atuais e como veículo de disseminação de informação para comunidade acadêmica, profissionais e sociedade em geral.

Conheça a publicação!

UNIVERSIDADE
Inscrições para o PAS UnB estão abertas
As inscrições para o Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) estão abertas e devem ser realizadas na página da seleção. Para auxiliar com informações mais detalhadas sobre esse processo seletivo, o Cebraspe organizou um Guia para as escolas e os estudantes interessados no Programa.

O documento descreve os tipos de itens presentes nas provas, os valores atribuídos a cada um, o modo como as notas são calculadas e os critérios de seleção e classificação.

O PAS é uma avaliação processual realizada em três etapas ao final de cada ano do Ensino Médio, compostas por uma prova de conhecimentos interdisciplinares e uma redação. Vale ressaltar, contudo, que as informações também devem ser conferidas no edital da avaliação, uma vez que podem sofrer alterações.

Confira o documento e fique por dentro!

Para mais detalhes e informações, acesse a página do PAS.

PROGRAME-SE
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
1°/12 – Aplicação da prova de conhecimentos e de redação em Língua Portuguesa.