Cebraspe participa de seminário técnico sobre avaliação em larga escala

Cebraspe participa de seminário técnico sobre avaliação em larga escala

“As matrizes de referência da avaliação educacional em larga escala na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”. Esse foi o tema da live Quintas da EPT – Seminário Técnico em Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, que ocorreu nesta quinta-feira (8), às 10h, no canal do YouTube do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

 

A série de lives Quintas da EPT é um projeto que discute 16 estudos presentes no livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”. Nesta edição, o evento foi conduzido pelas pesquisadoras e autoras do artigo que intitula o debate, Cláudia Maffini Griboski, Diretora Executiva do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e Renata Manuelly de Lima Rêgo, Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Avaliação do Centro.

 

“Foi uma excelente oportunidade para apresentar aos pesquisadores e aos avaliadores educacionais as etapas do desenvolvimento de uma avaliação em larga escala com o objetivo de trocar experiências e compartilhar conhecimentos que possam contribuir com os objetivos educacionais e com a melhoria da qualidade da rede de educação profissional e tecnológica”, afirmou a Diretora.

 

Segundo as autoras, para avaliar o desempenho dos estudantes na educação profissional, na perspectiva de aprendizagem por competência, é preciso realizar um planejamento de estratégias avaliativas que considerem a natureza complexa das competências, de forma a ser possível atestar o desenvolvimento pleno do estudante.

 

“Como a educação profissional ainda carece de um sistema organizado com os resultados de avaliações, o objetivo do capítulo é apresentar um modelo de avaliação educacional em larga escala desenvolvido pelo Cebraspe e destacar a importância das matrizes de referência no processo de avaliação, pois é o documento que deve ser considerado e observado em todas as fases, da construção do instrumento à análise dos resultados”, ressalta a Coordenadora de Ensino, Pesquisa e Avaliação do Cebraspe.

 

O debate é conduzido pela Diretoria de Estudos Educacionais do Inep, por meio da Coordenação-Geral de Instrumentos e Medidas Educacionais. As transmissões acontecem todas as quintas-feiras, com vistas a discutir referenciais teórico-metodológicos sobre a avaliação da educação profissional, com o intuito de construir diálogos e propostas voltados para o tema.

 

O livro “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção” foi lançado pelo Inep, no dia 26 de fevereiro de 2021. Trata-se de uma publicação inédita sobre o tema dividida em três partes, cujo objetivo é disponibilizar conteúdo para que pesquisadores de todo o País possam avaliar os desafios colocados para a expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Para acessar a publicação “Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica: um campo em construção”, clique aqui.

 

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep



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