Cebraspe participa do 1.º Fórum de Gestão Pública

Cebraspe participa do 1.º Fórum de Gestão Pública

Coordenador do Centro apresentou o modelo de reestruturação organizacional da Instituição

O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) esteve presente durante o 1.º Fórum de Gestão Pública, realizado em Brasília (DF) nos dias 1.º e 2 de outubro. O encontro ocorreu no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC) e foi organizado pela Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócios (ABPMP, na sigla em inglês) e pela consultoria EloGroup.

O Fórum é um novo formato para o Seminário Internacional: BPM Global Trends, que já realizou seis edições de sucesso em diversas capitais do País. Neste ano, o objetivo foi reunir grandes exemplos de gestão estratégica e gerenciamento de processos de negócio bem sucedidos, especialmente no âmbito do Poder Público. O evento foi dividido em seis temáticas e contou com a participação de mais de 35 instituições.

CONVITE – Como exemplo de caso de sucesso, o Cebraspe foi convidado pela EloGroup para participar com apresentação sobre o tema “Reestruturação Organizacional do Cespe/UnB”, realizada no segundo dia do evento dentro da temática “Organização e Pessoas”.

A palestra foi conduzida pelo Coordenador do Escritório de Gestão do Cebraspe, Professor Clayton Quirino Mendes, que mostrou aos presentes parte do trabalho de redesenho da estrutura organizacional que o Centro tem realizado desde que iniciou a transição para Organização Social (OS). “O evento foi uma oportunidade de compartilhar essa experiência do Cebraspe e apresentar os conceitos que serviram de base para essa mudança”, afirmou Mendes.

O Coordenador também apresentou um breve panorama da trajetória do Cebraspe e explicou como ocorreu a definição dos objetivos estratégicos e da cadeia de valor da Instituição, entre outros aspectos. De acordo com o Professor, em um encontro voltado para gestores da Administração Pública interessados em aprimorar processos, palestrar sobre a prática do Cebraspe foi uma experiência válida e enriquecedora: “O convite foi feito com base na forma de atuação do Centro no redesenho organizacional, considerado um caso de sucesso. Esse resultado está sendo alcançado porque o trabalho foi feito de maneira planejada e estruturada, com fundamentos técnicos e a partir dos objetivos estratégicos definidos para a Instituição. A ideia é que o Cebraspe esteja cada vez mais preparado e qualificado para atender às demandas da sociedade”, concluiu o Coordenador.