Cebraspe promove Seminário para debater acessibilidade

Cebraspe promove Seminário para debater acessibilidade

Evento on-line reunirá especialistas no tema e será transmitido pelo YouTube

Na próxima quarta-feira (25/5), o Cebraspe realiza o “Seminário acessibilidade para surdos: inclusão e processos de avaliação”. O evento é gratuito e faz parte da agenda de informação pela passagem do Dia Mundial da Conscientização sobre Acessibilidade, celebrado em 19 de maio.

Na ocasião, especialistas de várias universidades do país debaterão sobre o assunto em apresentações e mesas-redondas sobre os temas “Intersecções entre língua oral e língua de sinais: possibilidades tradutórias no trabalho com o par linguístico Libras e Língua Portuguesa”, “Videoprova em Libras: a experiência do Enem em Libras”, “Instrumentos de avaliação em Língua Portuguesa e em Libras: formas de se aproximar da pessoa Surda”, “Repertórios lexicográficos e Competências tradutórias: TILS versus softwares de tradução de Libras” e “Acessibilidade nos processos de avaliação”.

“O Cebraspe é uma instituição comprometida com a inclusão e com a acessibilidade de seus produtos e processos, e tem sido pioneira na implementação e no aprimoramento de metodologias de atendimento a pessoas com deficiência nos eventos que realiza”, afirma Adriana Weska, Diretora-Geral do Centro, que participará da mesa de abertura do Seminário.

COMPROMISSO COM A ACESSIBILIDADE – De acordo com o último balanço realizado pela instituição, em 2021, mais de 27,4 mil pessoas com deficiência se inscreveram nos eventos organizados pela instituição e todos os que compareceram às provas receberam o suporte necessário de modo a concorrer às vagas com os demais candidatos em igualdade de condições.

Ainda em 2021, o Cebraspe ofereceu em alguns eventos um novo recurso de acessibilidade para atender às pessoas com deficiência visual (cegueira total). Pela primeira vez, candidatos fizeram provas com o uso de computador com software NVDA, tipo de leitor de tela que dá mais autonomia na realização das avaliações.

“Nosso intuito é dar plenas oportunidades aos candidatos interessados em realizar as nossas avaliações, permitindo que eles tenham autonomia para realizar a prova sem depender de auxílio de terceiros. Estamos sempre atentos aos direitos das pessoas com deficiência, de forma a ampliar o acesso desses participantes ao serviço público”, finaliza Adriana Weska.

Debate aberto ao público – A comunidade surda, acadêmicos e aqueles que se interessarem pelo assunto poderão participar do “Seminário Acessibilidade para surdos: inclusão e processos de avaliação”, no dia 25 de maio, a partir das 9h30. A transmissão contará com a tradução das palestras para Libras e ocorrerá pelo canal do Cebraspe no YouTube.

Serviço: Seminário Acessibilidade para surdos: inclusão e processos de avaliação.

Quando: Quarta-feira, 25 de maio.

Horário: das 9h30 às 17h.

Transmissão: Canal do Cebraspe no YouTube

Programação completa:



Pular para o conteúdo