Cebraspe realiza mais de 3 mil atendimentos especiais em 2019

Cebraspe realiza mais de 3 mil atendimentos especiais em 2019

Acessibilidade aos produtos e processos é prioridade na instituição

Como uma instituição preocupada com a inclusão e com a acessibilidade de seus produtos e processos, o Cebraspe realizou, em 2019, 3.109 atendimentos especiais nos eventos realizados ao longo do ano. A instituição tem sido pioneira na implementação e no aprimoramento de metodologias de atendimento a pessoas com deficiência nos eventos que realiza.

Um dos últimos, realizado durante as provas do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), permitiu a uma estudante sonhar com uma vaga na universidade, ainda que ela esteja submetida às limitações impostas pela sua doença, que restringe a sua fala e a mobilidade, restando-lhe o movimento dos olhos como única forma de comunicação.

Para este atendimento, o Centro viabilizou a utilização de pranchas de comunicação que, por meio do uso do software Prancha Fácil, permitem o auxílio na leitura, no preenchimento da folha de respostas e (ou) na realização da prova de redação, além de mesa para cadeira de rodas (acesso facilitado), ledor, auxílio no preenchimento e sala individual com acesso facilitado. Os familiares da estudante, que realizou as provas em Ceilândia (DF), elogiaram a aplicação e classificaram o atendimento como “muito humano”.

Essa preocupação também está presente na forma de explicitação do que é avaliado nas seleções, sempre estabelecida nos editais. Não se faz, por exemplo, divulgação de bibliografias, mas, sim, de objetos de avaliação, de forma a propiciar que esses objetos sejam acessados por meio de diferentes plataformas, inclusive daquelas que forem mais adequadas à deficiência do candidato.

Uma outra manifestação da preocupação do Cebraspe com esse tema pode ser vista na Central de Atendimento ao Candidato do Centro, onde há um colaborador preparado para o atendimento em Libras, de forma a facilitar o atendimento de candidatos surdos ou com deficiência auditiva.

ATENDIMENTOS – Dos mais de 3 mil atendimentos proporcionados durante o ano, aproximadamente 250 foram oferecidos no certame da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), outros 230 foram deferidos para a seleção do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU/DF) e em torno de 840 foram realizados durante o PAS e o Vestibular da UnB. Alguns atendimentos frequentes disponibilizados durante o ano foram: cadeira para canhoto, mesa e cadeira separadas, sala para amamentação, sala térrea, sala individual — para pessoas com dificuldades de locomoção —, prova em braile, ledor e auxílio no preenchimento.

COMO SOLICITAR – Para solicitar atendimento especial nos eventos realizados pelo Cebraspe, o candidato deve informar a sua necessidade no momento da inscrição e enviar a documentação necessária prevista em edital, respeitando os prazos da seleção.



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