Cebraspe realiza Seminário Internacional sobre Avaliações em Computador

Cebraspe realiza Seminário Internacional sobre Avaliações em Computador

Professor e Diretora norte-americanos foram convidados como palestrantes. Evento ocorreu durante dois dias

Juliana Morgado
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cebraspe

Nos dias 14 e 15 de dezembro, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) promoveu o Seminário Internacional sobre Avaliações Educacionais no Computador. O evento contou com a presença de colaboradores do Centro e também de convidados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da Universidade de Brasília (UnB), do Banco do Brasil, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outros.

O Seminário foi conduzido pelos palestrantes norte-americanos Stephen Sireci e Chloe Yolande Torres. Sireci é Professor da Universidade de Massachusetts e Torres é Diretora Associada de Tecnologia da Partnership for Assessment of Readiness for College and Careers (PARCC). Ambos trabalham ativamente com pesquisas e estudos sobre avaliações educacionais realizadas nos Estados Unidos e foram convidados pelo Cebraspe para compartilhar experiências com relação a aplicações realizadas pelo computador.

Durante dois dias, os palestrantes abordaram temas importantes para o futuro das avaliações educacionais, como a efetividade de modelos de aplicações de prova, as adequações às novas tecnologias que são rapidamente desenvolvidas em todo o mundo e os maiores desafios atuais para a área de pesquisa em avaliação.

Segundo Stephen Sireci, aplicações de provas por meio do computador não são o futuro, e sim o presente: “Estamos no século 21, então, porque não utilizar o que esse tempo tem a nos oferecer?”, questiona. Ele pontua que o Brasil tem sido reconhecido internacionalmente como um dos países que mais realiza pesquisas em avaliações educacionais. “O que vemos, tanto no Brasil quanto nos EUA, é que cada vez mais as pessoas têm uma visão mais crítica dos testes aplicados e buscam garantir que eles sejam apropriados e justos para todos. Entre os dois países, há o desejo comum de tornar a aplicação por computador plenamente possível”, ressalta Sireci.

INOVAÇÃO – A tecnologia já está presente no dia a dia de jovens nas escolas. Para a Diretora do PARCC, Chloe Torres, não devemos evitá-la, e sim aprender a pensar diferente em relação ao que ela tem a oferecer. “Nosso maior desafio é a velocidade das mudanças tecnológicas. A cada ano, temos mais lançamentos de aparelhos, atualizações de softwares e aplicativos novos, então precisamos constantemente acompanhar essa demanda”, explica Torres.

Durante o Seminário, Sireci mencionou as vantagens de testes aplicados por computador: engajamento maior de estudantes, tempo reduzido de aplicação, melhores diagnósticos de proficiência dos participantes e resultados imediatos são alguns dos aspectos observados. No entanto, ele reforça: “Para isso, é preciso maior investimento financeiro para desenvolver as tecnologias, e a aplicação pode ser mais cara do que o modelo em papel”, afirma.

EVENTO – O Seminário foi uma oportunidade para a troca de experiências entre EUA e Brasil, segundo a Diretora Executiva do Cebraspe, Osmarina Oliveira. “Esse compartilhamento prova que o que já é feito no Centro está alinhado com referências internacionais da área, que são a Universidade de Massachusetts e o PARCC. Isso engrandece e motiva o trabalho que desenvolvemos aqui”, pontua Osmarina, que parabenizou os colaboradores do Cebraspe pela organização do evento e agradeceu a presença de parceiros.

Consoante com o que foi apresentado no Seminário, o Diretor-Geral, Paulo Portela, ressaltou a busca do Cebraspe pela inovação: “O Centro vai investir em recursos para consolidar a proposta de provas eletrônicas para avaliação em pequenas e grandes escalas. Para isso, partindo de sua experiência nessa área, reestrutura atualmente o setor de ensino e pesquisa e o setor de tecnologia, que servirão de celeiro para inovação e de ponto de confluência para pesquisadores e grupos de pesquisa nacionais e internacionais nesse campo”, destacou o Diretor. E completou: “Esperamos dar passos largos nos próximos anos”.

Os palestrantes, pela primeira vez no Brasil, também enalteceram a iniciativa: “É maravilhoso poder compartilhar esse conhecimento, especialmente porque a tecnologia é um tema universal. Poder observar como outros países estão lidando com isso é importante”, explica Torres. Além disso, Stephen Sireci acredita que o evento é uma excelente oportunidade. “Ocasiões como essa permitem construir pontes: entre o Brasil e os EUA, entre as Universidades e o Cebraspe, para que possamos trabalhar em conjunto e melhorar as avaliações educacionais como um todo, não para um ou outro país, mas para a ciência”, concluiu o Professor.