Cebraspe se torna Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Cebraspe se torna Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

No ano em que completa uma década de sua criação, o Cebraspe se torna Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O título permite ao Centro participar de reuniões técnicas, acordos de colaboração, implementação de projetos, debates e trocas de experiências sobre temas de competência da CPLP com o objetivo de compartilhar e aprender boas práticas.

Com a integração do Cebraspe, a CPLP passa a contar com 114 entidades civis como Observadores Consultivos, todas elas dos países membros da Comunidade: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. A atribuição foi feita durante a XXVIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade, realizada em 25 de agosto, em São Tomé e Príncipe.

Para a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Maffini Griboski, a atribuição de membro consultivo é um diferencial importante que agrega valor às atividades desenvolvidas pelo Centro. “O conhecimento técnico do Cebraspe nas áreas de avaliação e de políticas educacionais pode ser muito útil nos debates propostos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Da mesma forma, ser um Observador Consultivo de uma Organização desta magnitude, e ao lado de entidades representativas de diferentes países, é motivo de orgulho e reconhecimento para a nossa Instituição”, afirma.

“Os Observadores Consultivos da CPLP desempenham importante papel para a orientação estratégica da Organização, contribuindo com expertise técnica para a análise das políticas implementadas nos nossos países”, afirma trecho de documento assinado e enviado ao Cebraspe pelo embaixador do Brasil junto à CPLP, Juliano Féres Nascimento. Na carta, o diplomata brasileiro também se colocou à disposição do Centro para explorar possibilidades de parcerias, fomentar o diálogo e o estreitamento dos laços de cooperação entre o Cebraspe e o Secretariado Executivo da CPLP.

Comissões temáticas

Os Observadores Consultivos são organizados em comissões temáticas e as entidades podem participar de mais de uma. Por seu reconhecimento em avaliação educacional e certificação de habilidades, o Cebraspe se inscreverá prioritariamente na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Centro se interessa também pela participação na Comissão de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa a partir da experiência bem-sucedida na operacionalização do Celpe-Bras.

As possibilidades de parcerias e acordos de cooperação criam, segundo o consultor da Coordenação de Relações Institucionais, José Otávio Guimarães, um espaço de pioneirismo para propor atividades. “O grande objetivo é ter instrumento para poder se aproximar de oportunidades com a nossa experiência em avaliação, seleção e certificação fora do Brasil”, avalia.

Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Criada em 1996, a CPLP é o foro multilateral entre os países falantes da língua portuguesa para promover maior integração entre si e, com isso, conseguir mais espaço no cenário político internacional e fomentar cooperações em diversos setores, como a educação.



Pular para o conteúdo