Cebraspe participa de Encontro Internacional de Avaliações Educacionais

Cebraspe participa de Encontro Internacional de Avaliações Educacionais

Evento em Nova Iorque reuniu as maiores empresas do país na área de Avaliação

Considerado uma das principais instituições que realizam avaliações educacionais em larga escala no Brasil, o Cebraspe foi convidado a participar do Encontro Internacional de Avaliações Educacionais, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de agosto, em Nova Iorque (EUA). O Centro foi representado pela Diretora-Geral, Adriana Weska, e pela Diretora de Avaliação, Claudia Maffini Griboski.

Estiveram presentes no evento, além do Cebraspe, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e representantes do grupo de trabalho de avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), da Fundação Cesgranrio, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF) e da Associação Qedu.

O evento foi realizado no Teachers College da Universidade de Columbia, pela Fundação Lemann, e contou com painéis de discussão que abordaram a experiência americana a partir do Common Core, conjunto de parâmetros nacionais de aprendizagem, similar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, adotado pela maioria dos estados americanos. Outros temas abordados foram a elaboração de matrizes de referência a partir do Common Core, a criação de itens e o recrutamento e o treinamento de elaboradores de itens.

Para Claudia Griboski, a participação no evento oportunizou ampliar o conhecimento sobre o modelo americano de avaliação em larga escala e discutir o tema com especialistas na área de educação, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. “A homologação da BNCC no Brasil impõe ao Cebraspe o desafio de promover ações articuladas com o Estado e as redes de ensino para potencializar o protagonismo dos professores na construção de novos currículos e métodos de ensino-aprendizagem que deem sequência a um modelo de avaliação mais progressista e inovador, com características de acompanhamento pedagógico para induzir a qualidade educacional. Com este objetivo, o Cebraspe vem realizando seminários internos com as equipes técnicas sobre os temas que foram abordados no evento”, afirma ela.

A certeza do caminho que vem sendo percorrido pelo Cebraspe no campo da avaliação educacional e a superação dos desafios nessa área é o que Adriana Weska destaca: “O encontro ampliou nosso campo de visão na medida em que trocamos experiências com outras instituições de grande porte. Isso nos deu a confiança de que estamos realizando um trabalho coerente para a educação brasileira e, principalmente, inovador e instigante no que tange às pesquisas para a melhoria das políticas públicas em educação. Nossa meta é atuar na implementação da BNCC e efetivar nosso compromisso com a educação brasileira”, comenta a Diretora-Geral do Cebraspe.

O CEBRASPE E A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – como instituição que acumulou experiência com a realização de grandes avaliações educacionais, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Prova Brasil, a Prova São Paulo e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Cebraspe é o detentor exclusivo do Método Cespe de realização de avaliações, certificações e seleções. Esse método está em constante evolução, sendo desenvolvido e aperfeiçoado a partir de pesquisas acadêmicas, algoritmos, processos estatísticos e outras técnicas sofisticadas. Tudo isso para entregar resultados confiáveis, obtidos com inovação e alta qualidade técnica. O Centro conta com um setor específico para cuidar de avaliações educacionais e pesquisas aplicadas à educação e tem a confiança de diversos órgãos para realizar suas avaliações e certificações com a expertise desenvolvida pelo Cebraspe.