Estudos iniciados para a viabilização da Universidade Distrital

Estudos iniciados para a viabilização da Universidade Distrital

O Cebraspe foi a instituição vencedora do chamamento público aberto pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF) para apresentar estudos que subsidiam a criação e a implementação da Universidade Distrital.

O projeto, que deve ser concluído até 2022, tem como parceira, além da FAP, a Fundação Universidade Aberta (Funab-DF).

Marco Antônio Costa Jr., Diretor-Presidente da FAP- DF, citou a importância do projeto. “Nossa missão institucional é fomentar o desenvolvimento do nosso ecossistema de ciência, tecnologia e inovação e apoiar ações que busquem soluções inovadoras para as principais demandas do Distrito Federal. Para fazer ciência e produzir conhecimento para gerar novas tecnologias e inovação é essencial investir, também, no sistema educacional, na estrutura de ensino superior. Por isso, a FAP-DF não poderia deixar de fomentar esse convênio com a Funab e o Cebraspe para apoiar a realização dos estudos que vão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade Distrital, um projeto muito importante para a educação e a produção de conhecimento no DF.”, ressaltou.

Já a Diretora Executiva da Funab, Simone Benck, ressaltou a parceria. “É extremamente recompensador constatar que os esforços empenhados pelas equipes das instituições envolvidas resultaram no início de um projeto que sintetiza a visão inovadora e audaciosa que o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, busca conferir às ações de promoção da educação e da ciência e tecnologia, especialmente quando da apresentação do Projeto de Lei Complementar nº 34/2020, que autoriza a criação da Universidade do Distrito Federal – UnDF, à Câmara Legislativa.” E completou: “a possibilidade de se consolidar a proposta da futura UnDF amparada por evidências sólidas, considerando os estudos, diagnósticos e modelos de gestão angariados pela recente parceria, representa uma oportunidade distinta para que o ensino superior público distrital seja cada vez mais protagonista dos processos de desenvolvimento socioeconômico e tecnológico do DF.”

A primeira parte do projeto – Estudos de viabilidade de uma universidade distrital –, que já está em execução, prevê um plano de trabalho. Conheça algumas ações:

– realização de pesquisa sobre a oferta de educação superior – pública e privada – no DF e nas Regiões Integradas de Desenvolvimento (RIDE), identificando, especialmente, cursos voltados para o desenvolvimento científico, tecnológico e/ou de inovação;

– realização de pesquisa sobre a demanda por educação superior no DF e nas RIDE´s caracterizando o perfil dos estudantes e do mercado de trabalho com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias;

– levantamento do panorama da educação superior no DF, apontando seus desafios e perspectivas e suas interfaces com instituições e grupos parceiros com ênfase nas áreas relativas à inovação, às tecnologias e às engenharias.

Esse início do trabalho marca a consolidação da parceria entre as Fundações e o Cebraspe, por meio do seu núcleo de pesquisa e educação. A Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski, comentou sobre o início dos trabalhos. “Para nós, é motivo de muito orgulho e satisfação sermos uma instituição de educação. Por isso, estamos muito empenhados em realizar um trabalho de excelência para esse projeto importantíssimo para o Distrito Federal. Uma universidade distrital representa mais oportunidades para o acesso à educação pública e a formação profissional, temas que recebem a atenção constante de nosso Centro.”

Saiba mais sobre o nosso trabalho com as pesquisas educacionais, clicando aqui.