Evento on-line reúne autoridades e pesquisadores em prol da Universidade do Distrito Federal

Evento on-line reúne autoridades e pesquisadores em prol da Universidade do Distrito Federal

Representantes dos setores público, privado, acadêmico e comunidade do Distrito Federal participaram, na terça-feira (20), do Seminário virtual “Perspectivas e Desafios para a Universidade do Distrito Federal”, organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) e pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – (FAPDF).

O encontro foi uma oportunidade de trazer à discussão temas relevantes na criação de uma universidade pública no Distrito Federal, bem como contribuir com o projeto desta universidade com bases em estudos desenvolvidos pelas entidades conveniadas. Desde a década de 1990, o DF tem como obrigação legal criar um sistema próprio de educação superior pública, mas, atualmente, ainda consta como uma das cinco unidades federativas que não têm universidade pública sob sua alçada – Acre, Espírito Santo, Rondônia e Sergipe compõem o restante da relação.

Com o objetivo de materializar esse compromisso legal, o Poder Executivo enviou o Projeto de Lei Complementar – PLC nº 34/2020 para apreciação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A proposta tem como propósito autorizar a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF).

Para que ela se torne realidade, o Cebraspe, com o apoio da FAPDF e da FUNAB, está realizando o projeto de pesquisa “Uma Universidade Distrital”, cujos resultados pretendem fortalecer a Política de Educação Superior Pública Distrital, a partir de uma série de estudos que irão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal com vistas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE).

Solenidade – Na abertura do evento, a Diretora-Geral do Cebraspe, Adriana Weska, lembrou que a Constituição Federal de 1988 prevê que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família, e é neste preceito que devem se sustentar as políticas públicas educacionais. “É inquestionável o papel estratégico da universidade como instrumento de transformação social e econômica. Os planos de educação nacional e distrital trazem metas desafiadoras para a educação, em especial a educação superior, principalmente diante da nossa dívida com a sociedade, mesmo reconhecendo os inúmeros avanços que tivemos”, afirmou.

Adriana também reforçou que essa parceria busca fortalecer, por meio de projetos de pesquisa, a Política de Educação Superior Pública Distrital, e levantou questionamentos sobre a universidade desejada por todos. “É importante considerar que Universidade queremos. Uma instituição pública, gratuita – que garanta o acesso, a permanência, o sucesso acadêmico, inclusiva, socialmente referenciada, vocacionada, de excelência acadêmica? Que dialogue com seu entorno, fortaleça os arranjos produtivos locais, tenha autonomia – inclusive orçamentária –, que dialogue com a educação básica? Essas respostas são desafiadoras e merecem a nossa atenção”, reflete. “Acredito que esse evento contará com riquíssimas contribuições de profissionais de vários saberes”, completou.

A diretora executiva da FUNAB, Simone Benck, cumprimentou todos os participantes e agradeceu a colaboração das diversas entidades que estão auxiliando na elaboração desse projeto. Ela reforçou a importância dessa discussão para o reforço da promoção de políticas públicas de educação superior, algo que traz notoriedade, especialmente pela sua missão constitucional. “Agradeço a diretora Adriana Weska, que tem sido uma parceira incansável para a concretização desse projeto, juntamente com a professora Cláudia Griboski e a equipe do Cebraspe, de técnicos incríveis. Parabéns pelo trabalho realizado até o momento”, disse.

Segundo o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, apoiar e fomentar um projeto como o da Universidade Distrital representa uma parte importante da base de atuação da instituição, que está centrada na formação de capital humano e produção de conhecimento. Segundo ele, a inovação e a pesquisa em busca do desenvolvimento da capital federal só podem prosperar a partir da atuação integrada de governo, academia, setor produtivo e sociedade civil.

“Esse é um desafio que o GDF nos apresentou e a universidade distrital é uma das principais ferramentas para avançarmos rumo ao posto de cidade inteligente. Neste sentido, temos trabalhado em diversas outras parcerias como esta, no sentido de elevar a eficiência e a aplicabilidade dos recursos do governo destinados à ciência e à tecnologia, e acreditamos na importância do aprimoramento contínuo do nosso sistema educacional, que aqui se faz por meio desse projeto como parte integrante dessa evolução”, considerou.

O secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, que representou o Ministro da Educação Milton Ribeiro, elogiou a parceria na construção desse debate. “Discutir as perspectivas e os desafios de um projeto tão importante para o Distrito Federal é de suma importância. Nós temos diversas metas no âmbito da educação para serem superadas, especialmente quando olhamos os dados do Censo da Educação. Parabenizo pela iniciativa do Governo do Distrito Federal e coloco a Secretaria à disposição para colaborar no que for preciso”, disse.

Para o secretário de Economia do Distrito Federal, André Clemente, esse projeto de criação da universidade é um legado que o governo vai deixar para a educação, no qual a Câmara Legislativa tem um papel essencial. “Acreditamos que multiplicamos nossas forças quando andamos juntos. Os parlamentares do DF têm uma importante missão de conduzir as discussões desse pleito na CLDF”, reforçou.

Já o presidente do Conselho de Educação do DF (CEDF), Marco Antônio Almeida Del Isola, lembrou que a discussão é antiga e que, no passado, um grupo de trabalho foi criado para estudar a viabilidade e as implicações da criação da Fundação Universidade Regional do Distrito Federal (URB). “Nós estamos ávidos para trabalhar e auxiliar na construção desse projeto, dando total prioridade para qualquer demanda. Queremos ver a consolidação da nossa universidade, que certamente enobrecerá o Distrito Federal”, acredita.

Poder Legislativo – O vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso, também afirmou que a criação da Universidade vai colocar o Distrito Federal, principalmente Brasília, no marco de cidades inteligentes. Autor do Projeto de Lei nº 6.620, que criou o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente PDTCI e estabeleceu medidas e projetos para estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à inovação e à economia criativa no Distrito Federal, o parlamentar parabenizou o governo distrital pela iniciativa e apontou a importância da nova instituição.

“Essa universidade deve ser pública, sim. Para acesso de todos. Deve ser gratuita, sim. Porque é uma forma que o estado tem para devolver à sua população os investimentos obtidos na arrecadação dos impostos. E deve ser de qualidade. Nosso lema para a criação da universidade distrital deve ser a criação de uma instituição pública, gratuita e de qualidade”, destaca. “Que daqui saiam grandes leis, que dessa universidade saiam grandes pesquisadores e que nela possamos buscar soluções para os problemas centrais da nossa nação”, finalizou.

 

Também participou da abertura Ricardo Alves, chefe de gabinete da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Para conferir as apresentações e os debates do seminário virtual, acesse: projetoundf.com.br