Guia de redação do PAS/UnB é publicado pela primeira vez

Guia de redação do PAS/UnB é publicado pela primeira vez

Informações para uma redação coerente estão disponíveis no documento

Marcelo Lucena
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cebraspe

Um guia que contém critérios de avaliação para auxiliar os estudantes a produzirem uma boa redação foi publicado, pela primeira vez, para os interessados em participar do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB).

Para o Núcleo de Recursos e Provas Discursivas do Cebraspe, responsável pela elaboração do Guia de Critérios de Avaliação – Prova de Redação do PAS, a publicação foi necessária para que o candidato ao Programa conheça os principais erros cometidos no momento de redigir os textos.

A ideia surgiu com base em uma pesquisa do próprio setor, feita durante as correções das redações de eventos do Centro. Com a verificação dos erros mais comuns, identificou-se a necessidade de uma publicação direcionada para esse fim.

O guia tem a finalidade de orientar e auxiliar o estudante. Após a leitura, será possível perceber, entre outros aspectos, quais são as palavras inadequadas que não podem ser utilizadas na redação e conhecer os problemas mais recorrentes para evitar cometê-los.

CRITÉRIOS – Os critérios de avaliação da prova são divididos em dois aspectos: a macroestrutura, que é o conteúdo e a apresentação textual da redação e a microestrutura, que se concentra na forma como a redação é escrita, incluindo avaliação de grafia, acentuação, morfossintaxe e propriedade vocabular.

Assim, no guia são disponibilizadas informações sobre a adequabilidade do texto, como, por exemplo, a escrita com letra de forma, que pode ser utilizada, desde que seja feita a diferença entre maiúscula e minúscula. Outro exemplo: para o estudante anular uma palavra errada, ele deve riscar e escrever em seguida a palavra correta.

O guia foi produzido para estudantes com idade entre 14 e 18 anos e, por isso, a linguagem utilizada na publicação é diferenciada, com textos simples, diretos e com muitas ilustrações. O guia está disponível no site do PAS/UnB em www.cespe.unb.br/pas/.