Inep e Cebraspe realizam a aplicação do Enem 2025 para 3,5 milhões de participantes

Inep e Cebraspe realizam a aplicação do Enem 2025 para 3,5 milhões de participantes

Exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil

A aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi concluída com sucesso nos últimos dois domingos, 9 e 16 de novembro, mobilizando 3,5 milhões de participantes em todo o país. A operação ocorreu sem intercorrências significativas em 1.805 municípios, totalizando 164.906 salas de prova em todo o território nacional. Mais uma vez, a parceria entre o Cebraspe e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirmou a excelência na condução dos trabalhos da maior avaliação educacional do Brasil.

No primeiro dia de provas, os participantes responderam às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além de elaborarem a redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. No segundo dia, o exame abordou conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática.

Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado excepcionalmente nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), sediada em Belém no período da aplicação regular.

Os participantes de cidades afetadas por desastres naturais terão garantida a reaplicação do exame nos dias 16 e 17 de dezembro. Nessas mesmas datas, será realizada a aplicação do Enem PPL, destinado a adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que implique privação de liberdade.

Histórico do Enem

Com mais de duas décadas de história, o Enem consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, instituições públicas e privadas utilizam o exame como critério de seleção, de forma exclusiva ou complementar a seus processos seletivos.

Nesta edição, o Enem voltou a ser utilizado também para a conclusão do ensino médio. Mais de 98 mil estudantes com mais de 18 anos solicitaram a certificação pelo exame, reforçando o papel transformador do Enem ao ampliar o acesso à educação e oferecer novas oportunidades.



Acessar o conteúdo