Inovação no Cebraspe ganha mais um impulso com finalização de Política sobre o tema

Inovação no Cebraspe ganha mais um impulso com finalização de Política sobre o tema

A cultura da inovação no Cebraspe ganhou novo impulso a partir da aprovação da Política interna sobre o tema. O documento, que estabelece os pilares para as ações institucionais voltadas à inovação, visa contribuir para um ambiente favorável à geração e à disseminação de conhecimentos e a transferência para a sociedade.

Seguindo as legislações vigentes relativas à Inovação (Lei n. 10.973/2004), à Propriedade Industrial (Lei n. 9.279/1996), ao Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei n. 13.243/2016) e outros normativos, a política prevê as diretrizes e os princípios gerais; a estrutura para apoio à inovação; a proteção da produção intelectual; a cessão da propriedade intelectual e da transferência de tecnologia; as parcerias tecnológicas e a prestação de serviços tecnológicos.

“O Cebraspe deverá apoiar iniciativas, fomentar o desenvolvimento, realizar programas de incentivo e disseminar as competências orientadas para a inovação, sempre em consonância com os valores e princípios da organização”, ressalta a Diretora Executiva do Centro, Cláudia Griboski.

Estrutura de Inovação – A implementação e a difusão da cultura de inovação no Centro são possíveis graças à atuação do Comitê de Apoio e Estruturação de Processos de Inovação (Caepi). O comitê tem papel relevante dentro da estrutura de inovação e, entre as ações, estão a formulação de programas institucionais de capacitação de recursos humanos e a implementação da Política de Inovação, devendo adotar, ainda, as medidas necessárias para a divulgação e a internalização das ações.

Como Presidente do Caepi, Claudia reforça como a atuação do comitê será fortalecida a partir da Política. “O documento foi elaborado de acordo com a legislação mais atual relacionada ao tema da inovação e estruturado levando em consideração as características do Cebraspe. Além disso, oferece mecanismos para viabilizar parcerias com outras Instituições bem como o fortalecimento do Centro enquanto Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação na área da Educação”, explica.

A norma também servirá como um balizador para que os instrumentos legais de estímulo à inovação possam beneficiar a sociedade de acordo com o Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia.  “O Caepi possui a importante missão de manter viva essa característica inovadora para que possamos ofertar produtos e serviços cada vez mais modernos, seguros e que propiciem aos contratantes as melhores pessoas para comporem seus quadros profissionais, assim como sejam realizadas avaliações assertivas que contribuam para a elaboração de políticas públicas edificantes para o país”, completa Claudia.

Proteção Intelectual – A Política de Inovação do Cebraspe contempla, ainda, as diretrizes sobre a proteção dos direitos de propriedade intelectual das atividades que serão desenvolvidas dentro da instituição pelos colaboradores. Assim, o documento prevê que as soluções desenvolvidas poderão ser protegidas de acordo com o interesse organizacional e com a legislação aplicável, registradas na forma de patente de invenção ou registro de marcas e softwares, por exemplo.

Parcerias Tecnológicas – O documento também abre possibilidade para parcerias com entidades públicas e privadas nacionais ou internacionais para viabilizar pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias, produtos ou processos.

A Política de Inovação do Cebraspe ainda prevê a concessão de bolsas de estímulo, como também a possibilidade de acordos para incubação de projetos tecnológicos e para admissão de desenvolvimento de soluções tecnológicas, que serão, futuramente, definidos em edital próprio.

Para saber mais, clique aqui.



Pular para o conteúdo