Primeiro dia do Vestibular da UnB ocorre com tranquilidade

Primeiro dia do Vestibular da UnB ocorre com tranquilidade

Apenas 6,5% dos inscritos não compareceram neste sábado (6/6). Seleção oferece 4.212 vagas

Juliana Morgado
Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe

Aconteceu neste sábado (6/6) o primeiro dia de provas do Vestibular de 2015 da Universidade de Brasília (UnB). No total, foram 22 locais de prova distribuídos no Distrito Federal (Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Planaltina, Sobradinho, Taguatinga) e em Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Neste ano, a abstenção registrada no primeiro dia foi a menor em dez anos: somente 6,5% dos candidatos não compareceram para realizar as provas.

O Vestibular de 2015 da Instituição ofertou 4.212 vagas em 97 cursos de graduação, distribuídos pelos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina. A seleção registrou 18.804 inscrições, sendo 2.902 estudantes que participam como treineiros – nesse caso, os estudantes têm acesso ao espelho de desempenho individual, mas não podem usar o escore obtido para ingressar na UnB.

PRIMEIRO DIA – Neste sábado, os candidatos resolveram questões de Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia. Além dessas disciplinas, também houve a aplicação da prova de redação em Língua Portuguesa, na qual os candidatos deveriam redigir um texto dissertativo sobre a relação entre ciência e arte, abordando os seguintes aspectos: avanço da ciência e mudança na produção de obras de arte; novas tecnologias e democratização do acesso à arte; e mudanças no conceito de arte.

No domingo (7/6), as provas têm como disciplinas-foco Biologia, Física, Química e Matemática. Em ambos os dias, as avaliações têm a duração de 5 horas.

AGENDA – A divulgação dos gabaritos oficiais preliminares dos itens dos tipos A, B e C das provas de conhecimentos está prevista para 9 de junho, a partir das 19h, no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_15_2/. O prazo para interposição de recursos ocorre nos dois dias subsequentes. A data provável para a divulgação do resultado provisório dos itens do tipo D e da prova de redação é 25 de junho, também a partir das 19h.

A primeira chamada será divulgada na data provável de 10 de julho, a partir das 17h, no site do Cespe e nos campi da Universidade.