Revalida 2023: Cebraspe inova com capacitação lúdica e linguagem cinematográfica

Revalida 2023: Cebraspe inova com capacitação lúdica e linguagem cinematográfica

O Cebraspe promoveu, nos dias 10 e 11 de junho, no Hotel Cullinan, o Cine Revalida, uma capacitação lúdica que reuniu coordenadores nacionais para discutir a logística de aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2023. Nesta ação, participaram aproximadamente 100 colaboradores de diferentes áreas profissionais.

Na abertura do evento, a Diretora Executiva do Cebraspe, Cláudia Griboski, relembrou que o Centro participa do Revalida desde a primeira edição. “Foi assim que iniciamos a construção de uma grande política pública nacional. Esse exame tem um reconhecimento muito importante. Estamos falando da revalidação de um diploma médico de profissionais que vão atuar atendendo diretamente as famílias brasileiras”, destacou.

O Diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Ulysses Tavares Teixeira, reforçou a importância da cooperação entre as instituições. “Essa parceria com o Cebraspe tem uma história de muito aprendizado. Passamos por desafios constantes, mas as últimas edições mostram que a aplicação tem sido cada vez mais bem-sucedida”, elogiou.

Como essa etapa do Revalida é uma prova prática que simula o atendimento médico, a metodologia escolhida foi a linguagem cinematográfica. Os coordenadores foram separados por cidades de suas respectivas regiões de aplicação e, como aprendizado, eles estudaram o roteiro de um filme e, em seguida, fizeram simulações. O objetivo por trás da atividade lúdica é que os participantes se sintam parte do processo formativo dos demais envolvidos na aplicação. “Decidimos transformar o procedimento de aplicação em um filme, gravar cena por cena e, a partir disso, produzir o vídeo institucional que vamos utilizar para capacitar todos os colaboradores envolvidos”, explicou o Superintendente de Projetos Específicos, Marcos Vinicius do Nascimento. Segundo ele, o vídeo produzido irá atingir 2,2 mil colaboradores nos estados, levando o conteúdo para quem está na ponta.

Conheça nossa experiência com avaliações de políticas públicas aqui.



Pular para o conteúdo