Seminário virtual discutirá criação da Universidade do Distrito Federal

Seminário virtual discutirá criação da Universidade do Distrito Federal

Representantes dos setores público, privado e acadêmico participam do evento, que será aberto a todos os interessados e acolherá sugestões

Às vésperas do aniversário de Brasília, 20 de abril, o ambiente virtual sediará as discussões que envolvem a criação da Universidade do Distrito Federal durante o seminário Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal – UnDF.

Organizado pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal – FUNAB e pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal – FAPDF, o evento online visa discutir temas relevantes para a criação da UnDF, bem como conhecer os dados dos primeiros estudos de viabilidade para a criação da nova instituição.

São esperados na abertura André Clemente, secretário de Economia do Distrito Federal; Simone Benck, diretora executiva da FUNAB; Leandro Cruz, secretário de educação do DF; Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do DF; Marco Antônio Costa Júnior, diretor-presidente da FAPDF; Adriana Rigon Weska, diretora geral do Cebraspe; Marco Antônio Almeida Del’Isola, presidente do CEDF; e Jorge Amaury Maia Nunes, colaborador jurídico e professor.

Os três eixos de discussão planejados para o seminário incluem temas como ensino, pesquisa e extensão; ciência, tecnologia e inovação na Universidade do Distrito Federal como estratégia para o desenvolvimento regional – tendo em vista que o foco da nova instituição acadêmica será o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE.

Projeto tramita na Câmara Legislativa

O seminário “Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal” é mais um passo rumo à criação da Universidade do Distrito Federal. O Projeto de Lei Complementar que autoriza a criação da instituição acadêmica e define sua área de atuação, de autoria do Governo do DF, começou a tramitar na Câmara Legislativa do DF em março de 2020 e vem passando por emendas e debates entre os parlamentares distritais.

Em paralelo a sua tramitação, o Cebraspe, com o apoio da FAPDF e da FUNAB, está encarregado da elaboração do “Projeto de Pesquisa “Uma Universidade Distrital” que, nesta primeira fase, concluiu os estudos de viabilidade para a criação da nova instituição. Entre os dados já levantados até o momento está, por exemplo, a caracterização da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, que se estende por aproximadamente 95 mil km2, possui 34 unidades administrativas (o DF e mais 29 municípios de Goiás e outros quatro em Minas Gerais) e uma população de 4,7 milhões de habitantes – dos quais 65%, cerca de 3 milhões, residem em Brasília.

Em toda a RIDE, a oferta do ensino superior está fincada em 88 instituições acadêmicas, sendo que 72 têm sede no DF (cinco públicas e 67 privadas) e outras 16 estão espalhadas pelos demais municípios que integram a RIDE, todas privadas. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, referentes aos Censos da Educação Superior – CenSup, de 2010 a 2019. Mas nesse grupo há apenas duas universidades: a Universidade de Brasília – UnB (pública e federal) e a Universidade Católica de Brasília – UCB (privada sem fins lucrativos) – o que significa que a maior parte das instituições de ensino superior da região são unidades não-universitárias privadas.

Impactos educacionais – A expectativa é que a UnDF possa contribuir para a meta de elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior prevista no Plano Distrital de Educação – PDE 2015-2024 (meta geral do plano: aumento de 65%), ajude a melhorar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior do Distrito Federal.

Espera-se também que ela agregue esforços à formação de profissionais da Educação Básica pública para o DF, segundo o previsto na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Outros impactos financeiros, regulatórios, logísticos, sociais, urbanísticos, econômicos e produtivos da criação da UnDF estão detalhados no estudo concluído pelo Cebraspe e parceiros.

Debate aberto ao público – Todos os interessados poderão participar do evento virtual “Perspectivas e Desafios da Universidade do Distrito Federal”, no dia 20 de abril, a partir das 9h, com previsão de encerramento às 17h. Programação, informações e inscrições estão disponíveis no site https://projetoundf.com.br/.

Representantes do Governo do DF, da comunidade acadêmica, de instituições públicas e privadas, parlamentares distritais, agências de fomento, órgãos de representação profissional, órgãos do governo federal e comunidade do Distrito Federal foram convidados para o evento. A interatividade com o público poderá ocorrer ao longo da transmissão. Além disso, durante todo o período de inscrição e de realização do evento ficará disponível uma pesquisa para que os interessados possam apresentar suas contribuições ao projeto.

O Seminário foi planejado para o formato de mesas de debates. Cada mesa terá dois debatedores e um mediador, que fará a interação entre os participantes. Organizações e entidades foram convidadas a apresentar textos com contribuições ao tema.

Sobre o projeto – O Projeto de Pesquisa “Uma Universidade Distrital” está sendo elaborado de forma conjunta entre a FAPDF, a FUNAB e o Cebraspe. A iniciativa visa a realização de estudos que irão avaliar a viabilidade de criação e implantação da Universidade do Distrito Federal com vistas ao desenvolvimento social, econômico, tecnológico e científico do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE. Veja mais informações em: https://projetoundf.com.br/.