Universidade de Brasília abre 4.212 vagas no Vestibular de 2016

Universidade de Brasília abre 4.212 vagas no Vestibular de 2016

Seleção tem novidade na escolha do curso. Inscrições encerram nesta sexta-feira (22/4)

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou a abertura do Vestibular de 2016, que visa ao preenchimento de 4.212 vagas em cursos de graduação presenciais no segundo semestre do ano. O total é distribuído entre 98 cursos, nos quatro campi da Universidade: Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

As chances ofertadas estão divididas entre três Sistemas de acesso: Universal, com 1.880 vagas, de Cotas para Negros, com 226 vagas, além das Cotas para Escolas Públicas, com 2.106 oportunidades distribuídas conforme o quadro.

Quantidade de vagas

Reservas para candidatos

652

com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

420

com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, que não se declararem pretos, pardos ou indígenas.

621

com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas.

413

com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, que não se declararem pretos, pardos ou indígenas.

Os interessados em concorrer no Vestibular da Universidade deverão se inscrever entre os dias 11 e 22 de abril, pelo site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_16_2. A taxa é de R$ 120,00 para o participante – candidatos e treineiros.

Para efetuar a inscrição, além do número de CPF do interessado, é necessário que seja enviado, via upload, uma fotografia individual colorida do candidato, com fundo branco, da cabeça e do tronco, não podendo haver nenhuma cobertura sobre o rosto do participante.

NOVIDADE – No momento da inscrição, o candidato deverá fazer a pré-opção pelo sistema/campus/curso/turno que deseja concorrer. Após a realização e correção das provas, será dada nova oportunidade para os candidatos escolherem campus/curso/turno por meio do Sistema Informatizado de Seleção para os Cursos de Graduação da UnB (SISUnB) para a alteração da escolha inicial.

De acordo com o Decano de Ensino de Graduação da UnB, Mauro Rabelo, “o objetivo da novidade contempla, entre vários aspectos: dar maior transparência para o processo de seleção; possibilitar uma segunda oportunidade para os jovens repensarem suas escolhas; fazer com que a opção de curso não seja feita completamente às cegas, já que o candidato vai saber seu desempenho nas provas antes de fazer a opção definitiva, atenuando a ansiedade inerente ao processo de escolha; e fazer uma aproximação maior entre os sistemas de seleção hoje praticados pela UnB em termos metodológicos”, pontua.

Rabelo explica que “o SISUnB é uma versão simplificada do SiSU, do Ministério da Educação”. “Estamos trazendo a cultura nacional que foi criada por meio do SiSU para dentro da Universidade”, comenta ele.

ISENÇÃO – Os candidatos terão duas possibilidades para solicitar a isenção de taxa. Estarão isentos do pagamento candidatos definidos como hipossuficientes, que tenham inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e for de família de baixa renda. Além disso, há isenção da taxa para o candidato que comprovar ter, cumulativamente, renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

O prazo para solicitar a isenção é o mesmo das inscrições para todas as possibilidades. É de extrema importância que o candidato leia atentamente as regras sobre a isenção de taxa para verificar em qual situação se encontra e providenciar a documentação necessária, conforme as normas do edital.

ETAPAS – O Vestibular ocorrerá por meio da aplicação de provas de conhecimentos e prova de redação em língua portuguesa, prevista para 4 e 5 de junho. No primeiro dia, serão exigidos conhecimentos em Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Cênicas, Visuais e Música), Filosofia e Sociologia, além da prova de redação. No segundo dia, os candidatos resolvem questões de Biologia, Física, Química e Matemática.

Em ambos os dias, os participantes terão 5 horas para a resolução das provas, que começam às 13h. O Vestibular será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG).

CONTATO
Outras informações no site www.cespe.unb.br/vestibular/vestunb_16_2 ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cespe, de segunda a sexta, das 7h30 às 20h30 – Campus Darcy Ribeiro, Sede do Cespe – pelo telefone (61) 3448 0100.