Cebraspe participa de primeira reunião como Observador Consultivo da CPLP

Cebraspe participa de primeira reunião como Observador Consultivo da CPLP

O Cebraspe participou remotamente, nesta quarta-feira (8), de sua primeira reunião anual com os coordenadores das comissões temáticas e com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No encontro, ocorrido na sede em Lisboa (Portugal), os representantes dos novos Observadores Consultivos apresentaram as suas instituições e missões para contribuir com os princípios da Comunidade.

A apresentação do Cebraspe foi realizada pelo Consultor da Coordenação de Relações Institucionais, José Otávio Nogueira Guimarães, e pela Coordenadora do Escritório de Gestão, Fabiane Robl. A exposição lembrou da relevância do Cebraspe na realização de pesquisas, programas e projetos de avaliação, certificação e seleção de pessoas, destacando a atuação com o Enem, o Enade, o Revalida, o Celpe-Bras e o TIMSS.

Os representantes exibiram o vídeo institucional do Centro e fizeram a indicação das comissões temáticas de Educação, Ciência e Tecnologia e Promoção e Difusão da Língua Portuguesa para atuação junto à CPLP. Além disso, o Cebraspe manifestou interesse em colaborar com projeto de estudo relativo aos procedimentos de avaliação e regulação adotados por agências reguladoras e estruturas nacionais de avaliação da educação superior dos Estados-membros da Comunidade.

“É suficiente, por ora, destacar que são nessas comissões que vemos possibilidades de melhor contribuir com a CPLP promovendo a cooperação e o desenvolvimento dos países membros dessa Comunidade a partir da nossa experiência, nossas habilidades, nossas competências e nossos conhecimentos como instituição de educação especializada em diversos tipos de avaliação”, afirmou José Otávio Guimarães, após realizar os devidos agradecimentos.

Os novos Observadores Consultivos foram nomeados na última Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em agosto deste ano, e já são 120 entidades. Segundo o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa, eles possuem competências e habilidades que podem ser colocados a serviço da Comunidade por meio de colaboração em comissões temáticas.

“Pela sua própria natureza, e pelo significativo número de Observadores Consultivos, verifica-se que existe um relevante potencial para dar corpo aos ideais da CPLP em todos os seus campos de atuação. Com o trabalho conjunto com os Observadores Consultivos, a CPLP pode ganhar capilaridade e chegar aos cidadãos dos nossos países de uma maneira mais direta, concretizando um dos seus desideratos, que é a aproximação às populações”, comentou Zacarias da Costa.

Próximos passos

A participação do Cebraspe no quadro de Observadores Consultivos pode significar novas oportunidades de contribuir com o sistema educacional do Brasil e demais países de língua portuguesa.

Para isso, o Centro passa agora a estudar as atividades das comissões temáticas que tem o interesse de integrar e agendar reuniões com as coordenações dessas comissões para detalhar os projetos.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Criada em 1996, a CPLP é o foro multilateral entre os países falantes da língua portuguesa para promover maior integração entre si e, com isso, conseguir mais espaço no cenário político internacional e fomentar cooperações em diversos setores, como a educação.

 



Pular para o conteúdo