Especialização em Interdisciplinaridade em Metodologias Ativas

Objetivo do curso:

Desenvolver práticas pedagógicas interdisciplinares, por meio de metodologias ativas e de estratégias didáticas diversificadas, para atuação docente, no processo de ensino e aprendizagem para o 3º ciclo do ensino fundamental, pautadas no conhecimento e pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural e comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação, autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; responsabilidade e cidadania.

Específicos:

a) Promover atividades de pesquisa sob uma perspectiva pedagógica e formativa, concebendo-se a pesquisa como uma ação que produz conhecimentos sobre e a partir da prática educativa diversa e multicultural, ancorada em princípios éticos e na intencionalidade de emancipação de todos os sujeitos plurais envolvidos na ação-pesquisa-formação.

b) Preparar docentes para o acompanhamento e avaliação de ações didático-pedagógicas, de pesquisa e extensão com vistas ao desenvolvimento da região por meio da formação do cidadão solidário, ético, democrático e crítico.

Editais, Comunicados e informações
Inscrição

Via formulário disponível aqui

Upload da documentação disponível aqui

Período: 13/07/2021 a 06/08/2021.

Vagas

42 vagas

Duração do curso

402 horas.

Público-alvo

– Servidor público civil estável, ocupante de cargo de provimento efetivo, pertencente à carreira de Magistério Público do Distrito Federal;
– Titulares do cargo de professor de educação básica de área específica;
– Profissionais em exercício nas unidades escolares que ofertam o 3° ciclo do Ensino Fundamental ou estar lotado nos níveis Intermediário, Central ou EAPE;
– Profissionais que não usufruíram, nos últimos dois anos, de afastamento remunerado para estudos, atestado por meio de Autodeclaração apresentada no ato da inscrição.

Início previsto

30/08/2021

Módulos

1- Fundamentos da disciplinaridade e das Metodologias Ativas

2- Comunicando a diversidade cultural

3- A cultura digital na perspectiva da sala de aula.

4- Projeto de vida intermediado por metodologia ativa e estratégias pedagógicas diversificadas.

5- Cidadania e responsabilidade como territórios das linguagens da cultura.

6 – Gamificação, reagrupamento e podcast para uma aprendizagem ativa.

7- Aprendizagem baseada em problemas para a construção de autoconhecimento, autocuidado e argumentação

8 – Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Observações

1- Curso ofertado pela Escola Superior de Gestão (ESG) e a Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (Funab) em parceria com o Cebraspe.

2- As aulas serão síncronas.